Secretaria de Saúde vai promover mutirão de cirurgias de catarata para 250 garanhuenses

Procedimentos acontecem ao longo do mês de novembro, e serão executados pela equipe da Oftalmo PE […]

Leia mais…

publicado: 17/10/2021 00h28,
última modificação: 17/10/2021 00h29

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste sábado (16), a triagem de pacientes para realização de um mutirão de cirurgias, que irá beneficiar garanhuenses a partir de 60 anos de idade e/ou com hipótese diagnóstica de catarata. Os procedimentos cirúrgicos vão acontecer ao longo do mês de novembro e serão executados pela equipe da Oftalmo PE, através de contrato com o município. A expectativa é de que cerca de 250 pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa.

A secretária de Saúde, Catarina Tenório, acompanhou o primeiro dia de triagem em uma das clínicas especializadas; quando esteve acompanhada do presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Johny Albino; e do secretário-geral do Consórcio de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), Cayo Albino. “Este mutirão será muito importante para atender uma grande demanda de pacientes em Garanhuns. Cuidar bem das pessoas é uma das prioridades do Governo Municipal, e trabalhamos constantemente para isso, contando com todo apoio do prefeito Sivaldo Albino”, destaca a secretária.

Os exames laboratoriais e cardiológicos pré-operatórios, necessários para as cirurgias, serão realizados pelo município, nos laboratórios conveniados e no Centro de Especialidades Luís Lessa (Cell). Os demais exames pré-oculares acontecem na própria Oftalmo PE. Por meio da Central de Regulação, a Secretaria de Saúde traçou o perfil dos pacientes com necessidade de realizar este procedimento, que é considerado um tratamento de alto custo. Desta forma, todos pacientes são de uma demanda já existente, e que estavam sendo acompanhados pelas suas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns

Fotos: Thomas Ravelly