GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PARA O EXERCÍCIO DE 2021

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PARA O EXERCÍCIO DE 2021

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNSORÇAMENTO PARTICIPATIVO PARA O EXERCÍCIO DE 2021 O orçamento participativo (OP) é uma das formas mais diretas da população exercer seu poder de decisão, sua cidadania, de mostrar que se interessa pelo seu município e pela distribuição...


PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PARA O EXERCÍCIO DE 2021

O orçamento participativo (OP) é uma das formas mais diretas da população exercer seu poder de decisão, sua cidadania, de mostrar que se interessa pelo seu município e pela distribuição dos recursos, gerando assim uma relação significativa entre Estado e sociedade.

Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. Sendo assim, o planejamento pode ser considerado um dos aspectos mais importantes da Lei de Responsabilidade Fiscal para a administração pública, pois determina a produção de novas informações como o estabelecimento de metas e condições para a execução orçamentária, bem como para a previsão e a arrecadação da receita.

O planejamento municipal, de acordo com a LRF, resulta no cumprimento das exigências constantes na mesma, como a elaboração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do orçamento anual, juntamente com seus respectivos anexos.

A execução de um bom planejamento deve incorporar a elaboração de relatórios e amplas discussões e análises com a participação efetiva das comunidades, o que permitirá o acompanhamento do seu conteúdo. Com isso, os municípios devem se preparar para fazer previsões de curto, médio e longo prazo para suas receitas e despesas, bem como acompanhá-las mensalmente, além de dispor de um rigoroso sistema de controle de suas finanças.

A LRF preconiza os mesmos instrumentos que a CF para o planejamento dos gastos públicos: o PPA, a LDO, e a LOA, porém, trouxe definições mais específicas de o quê e como tais metas devem ser atingidas. Busca ainda reforçar a vinculação entre as atividades de planejamento e de execução do gasto público.

A LOA constitui o mais importante instrumento de gerenciamento orçamentário e financeiro da Administração Pública, pois a principal finalidade é manter o equilíbrio entre receitas e despesas públicas.

Cidadão Garanhuense, participe desta ação, preenche o formulário de propostas à LOA 2021, contribua com o desenvolvimento de seu Município.

Garanhuns, setembro de 2020.

Secretaria de Planejamento e Gestão
Gerência de Orçamento Público

Para mais informações, acesse também os arquivos anexados abaixo:

Preencha o formulário abaixo:

Redimensionar Fonte
Contraste