GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Potencial Turístico

Potencial Turístico

Cidade polo do Agreste Meridional pernambucano, cravejada entre sete colinas e fontes de água mineral, Garanhuns atrai centenas de turistas todos os anos. Com um clima agradável, rica em manifestações culturais, a “Suíça Pernambucana” se destaca por produzir e receber...

Publicado em

Cidade polo do Agreste Meridional pernambucano, cravejada entre sete colinas e fontes de água mineral, Garanhuns atrai centenas de turistas todos os anos. Com um clima agradável, rica em manifestações culturais, a “Suíça Pernambucana” se destaca por produzir e receber grandes eventos como o famoso Viva Dominguinhos, no mês de abril, o Festival de Inverno, em julho, ou a Magia do Natal, nos meses de novembro e dezembro, encantando multidões do Brasil inteiro.

Pelo seu diversificado comércio e oferta de serviços, tem no turismo um importante fator de desenvolvimento, oferecendo ao visitante uma rede de bons restaurantes, bares e hotéis. Esse processo de desenvolvimento do trade turístico está acontecendo graças a posições assumidas pelo Governo Municipal, com o entrelaçamento entre turismo, cultura e produção artesanal.

Garanhuns possui o único Relógio de Flores do Norte e Nordeste, construído em 1979 na praça Tavares Correia. O relógio tem quatro metros de diâmetro e funciona a cristal de quartzo, os números são feitos com plantas e flores, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade.

Outro ponto turístico que atrai muitos visitantes é o mirante do Cristo do Magano que foi instalado numa das sete colinas da cidade – a do Magano – e fica a 1.030 metros de altitude, oferecendo uma das mais belas vistas da cidade de Garanhuns.

O Parque Euclides Dourado, também conhecido como Parque dos Eucaliptos, é o maior parque da cidade, rodeado de eucaliptos, conta com diversos aparelhos de lazer, como pista de cooper, quadras de esportes, pista de skate, parque infantil, academia da cidade e a biblioteca pública. Garanhuns também conta com uma reserva ambiental bem no centro da cidade, o famoso “Pau Pombo”, que na verdade se chama Parque Ruber van der Linden.

A cidade também se destaca pelo turismo religioso com visitas a locais de caráter histórico e religioso, o Santuário da Mãe Rainha de Schoenstatt, é um lugar de paz, oração e de santificação para todos que lá chegarem com fé. Além do Santuário da Mãe Rainha, Garanhuns conta ainda com o Seminário São José que foi fundado em 1926 e é centro de Pastoral, sediando reuniões periódicas do Clero Diocesano, assembleias e cursos pastorais, já o Mosteiro de São Bento tem data de construção 1940 e lembra os mosteiros beneditinos da Idade Média, funcionando como escola de formação de monges, fabrica hóstias e hospedaria.

A “Cidade das Flores” encanta por sua beleza, cultura e povo acolhedor, cenário que serviu de inspiração para diversos artistas, como o grande mestre Luiz Gonzaga, que cantou:

“Conheço uma cidade bem pernambucana
Que todo mundo chama de Suíça brasileira
Água pura, clima frio na realidade
Garanhuns é uma cidade linda e tão brejeira
Garanhuns, cidade serrana
Garanhuns, cidade jardim
Garanhuns, cidade das flores de amores sem fim
Garanhuns, terra de Simôa
Garanhuns, que terrinha boa
Garanhuns, onde o Nordeste garoa
Onde o Nordeste garoa”

Redimensionar Fonte
Contraste