GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Secretaria de Saúde promove atendimento odontológico domiciliar para pacientes em Garanhuns

Saúde

Secretaria de Saúde promove atendimento odontológico domiciliar para pacientes em Garanhuns

Ação é voltada exclusivamente para pessoas com deficiência que possuem mobilidade reduzida [...]Leia mais...

Publicado em

Com o intuito de inovar os modelos de assistência, prevenção e promoção à saúde voltados para a população de Garanhuns, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na última semana, os atendimentos odontológicos domiciliares para pessoas com deficiência. A ação é um dos diferenciais implantados pela gestão do prefeito Sivaldo Albino, e vai levar ações de saúde bucal para a população acamada ou com dificuldade de locomoção do município.

O foco do atendimento home care são as pessoas com deficiência que resulte em mobilidade reduzida, e que estão impossibilitadas de se deslocar até o ambulatório do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Para as consultas domiciliares é enviada uma equipe até a residência do paciente, onde são realizados procedimentos de prevenção e promoção da saúde bucal, com auxílio de um consultório odontológico portátil.

O trabalho também é essencial para a manutenção da saúde bucal de pacientes que não conseguem manter uma regularidade de idas ao consultório. “A Prefeitura está inovando nesta ação, e será um ganho para todos os pacientes com dificuldade de locomoção e necessitam de atendimento em casa. A maioria dos tratamentos podem ser feitos em domicílio, com o equipamento vamos poder fazer restaurações, limpezas e até extrações”, destacou a cirurgiã dentista Sergilene Rodrigues.

“Para mim foi ótimo esse atendimento em casa, porque geralmente vou de táxi, além dos gastos, a minha filha também fica bem ansiosa. Então aqui a gente já está em casa, não tenho palavras para agradecer”, destacou a dona de casa e mãe de uma paciente, Zenilda Maria da Silva.

Neste período da pandemia, as atividades seguem em Garanhuns, de acordo com a Portaria nº 187 de 16 de março de 2021 da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que autoriza os procedimentos realizados em domicílio, voltados para o cuidado de idosos, pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção.

“Nosso compromisso é garantir as diversas formas de cuidado para população de Garanhuns, levando conforto e assistência de qualidade para a casa dos pacientes. Assim estamos diminuindo os riscos de exposição e humanizando os atendimentos de saúde bucal no município”, declarou a secretária de Saúde, Catarina Tenório.

Texto: Aquilles Soares
Fotos: Thomas Ravelly – Secom/PMG

Redimensionar Fonte
Contraste