Secretaria de Saúde promove ações contra o tabagismo em Garanhuns

Grupos de apoio ao tabagista estão sendo promovidos semanalmente nas Unidades Básicas de Saúde […]

Leia mais…

publicado: 28/08/2021 02h15,
última modificação: 28/08/2021 02h15

Como estratégia para manutenção do cuidado à pessoa tabagista, sobretudo durante o período de pandemia da Covid-19, a Secretaria de Saúde de Garanhuns disponibiliza vagas para pessoas que desejam parar de fumar. O trabalho acontece nos grupos semanais de apoio ao tabagista promovidos pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com o apoio do Núcleo de Promoção à Saúde.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo é uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, sendo o maior fator de risco evitável de adoecimentos e mortes no mundo. O trabalho realizado pela pasta leva em consideração ainda que os tabagistas podem ser mais vulneráveis à infecção pela Covid-19, em virtude ao comprometimento do sistema respiratório destes pacientes — fator que pode levar a formas graves da doença.

Através dos grupos, as equipes realizam a escuta qualificada e promovem rodas de conversa, palestras, dinâmicas, atividades físicas e terapias buscando o tratamento como forma de controle do tabagismo. “Estou gostando bastante, já reduzi em 90% a frequência com que busco o cigarro. Estou me esforçando bastante, porque a saúde da gente é importante e quero ter uma qualidade de vida melhor”, afirma a dona de casa Maria de Fátima Lima, de 42 anos.

Atualmente, quatro unidades estão desenvolvendo o projeto; são elas: Heliópolis II, Liberdade, Boa Vista I, José Maria Dourado. Nos próximos meses, mais equipes serão capacitadas para ampliação dos grupos de apoio ao tabagista. “Os grupos de apoio ao tabagista tem esse propósito de levar bem estar e saúde de qualidade para a população. Por isso, as diversas estratégias trabalhadas levam as pessoas a abandonar o cigarro e outras dependências químicas”, pontua a diretora de Vigilância em Saúde, Gesika Silva.

Fotos: Thomas Ravelly

Secretaria de Saúde de Garanhuns – Assessoria de Comunicação