Secretaria de Saúde amplia oferta de serviços oftalmológicos em Garanhuns

Contrato da Prefeitura com a Oftalmo PE disponibiliza consultas, exames e cirurgias para a população do município […]

Leia mais…

publicado: 02/09/2021 01h13,
última modificação: 02/09/2021 01h13

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira (01), diversas cirurgias oftalmológicas voltadas para moradores de Garanhuns. Os procedimentos acontecem através de contrato da Prefeitura de Garanhuns com a clínica especializada Oftalmo PE, e vão beneficiar, ao longo do mês, cerca de 50 pacientes com cirurgias de catarata e pterígio; além de disponibilizar mais 500 atendimentos, entre consultas e exames.

O prefeito Sivaldo Albino acompanhou, ao lado do secretário-executivo de Saúde, Paulo Mendonça, o dia de cirurgias na clínica. Também estiveram presentes na ocasião o secretário-geral da Codeam, Cayo Albino; e o vereador Bruno Taveira. “É com muito orgulho que venho aqui para constatar que pessoas com a visão muito prejudicada vão poder voltar a enxergar normalmente, graças a ação da Prefeitura em conjunto com a Oftalmo PE. E o nosso governo tem trabalhado diuturnamente com esse objetivo, devolver a esperança e dignidade da população de Garanhuns”, destaca o prefeito. 

A ação busca atender a demanda reprimida de pessoas aguardando a liberação destas cirurgias eletivas, que foram temporariamente suspensas, em virtude da pandemia de Covid-19. Antes dos procedimentos, a Secretaria de Saúde está realizando a triagem e garantindo, através do Sistema único de Saúde (SUS), os exames pré-operatórios dos pacientes.

Mais pessoas serão beneficiadas nos próximos meses, de acordo com a demanda encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para a Central de Regulação do Município. A dona de casa Maria Liane, de 49 anos, foi uma das pacientes atendidas hoje. “Há mais de cinco anos tenho este problema, e cheguei a perder parte da visão. Já fui em vários locais, mas graças a esta gestão estou aqui e vou realizar a cirurgia hoje”, afirmou.

Fotos: Thomas Ravelly

Assessoria de Comunicação — Secretaria de Saúde de Garanhuns