Saúde de Garanhuns disponibiliza relação de medicamentos para consulta da população

Usuários do SUS em Garanhuns podem consultar lista de medicamentos oferecidos pela Farmácia Central de acordo com a Rename. […]

Leia mais…

publicado: 01/03/2024 17h36,
última modificação: 01/03/2024 17h36

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais é lista de consulta do estoque da Farmácia Central para profissionais e usuários do SUS

A população de Garanhuns pode ter acesso, de forma on-line, à relação de medicamentos disponibilizados pelo município, que tem como base a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). A lista é padronizada em todo o país e compreende os componentes básicos da assistência farmacêutica, que devem ser fornecidos nas farmácias e serviços em geral, de acordo com o Ministério da Saúde. 

Por meio do QR Code fixado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e listagem disponível no Portal da Transparência do Município, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem consultar os medicamentos disponíveis em estoque.  A iniciativa da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, está em conformidade com a orientação do Ministério da Saúde, através da Lei nº 14.654/2023. 

Em Garanhuns, além dos medicamentos instituídos pela Rename, outros itens complementares também estão disponíveis na Farmácia Central. A digitalização do processo também busca promover o princípio da economicidade, evitando gastos públicos desnecessários com impressão. De acordo com a pasta, a publicação da lista também proporciona mais transparência e garante o uso racional dos medicamentos, evitando a utilização e prescrição inadequada.

Assessoria de Comunicação — Secretaria de Saúde de Garanhuns

Arte gráfica: Anderson Carlos (PMG)

Medicamentos Farmácia Central Garanhuns Rename
(Imagem: Anderson Carlos/PMG)