Prefeitura de Garanhuns é pioneira na implantação do Caps III na região

A cerimônia de abertura do serviço foi realizada ontem (19) […]

Leia mais…

publicado: 20/10/2016 18h43,
última modificação: 20/10/2016 18h43

A cerimônia de abertura do serviço foi realizada ontem (19) 

por RUTHE SANTANA

O primeiro Caps III do Agreste Meridional de Pernambuco foi inaugurado nessa quarta-feira (19), em Garanhuns. A cerimônia de abertura do serviço foi realizada na própria sede do Caps e contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes da Secretaria de Saúde do Estado e profissionais de saúde do município. O Caps será para atendimento diário e noturno de adultos, durante sete dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes. 

O coordenador de Saúde Mental de Garanhuns, Raimundo Neto, fez a abertura do evento, dando as boas-vindas aos presentes e apresentando o serviço. Em seguida, a coordenadora da área técnica da Coordenação de Saúde Mental do Estado fez o uso da fala e ressaltou a importância do cuidado aos pacientes. “O Caps é para o usuário. Então que possamos ter a coragem para cuidar das pessoas. E nós estamos aqui para oferecer todo o apoio que for preciso”, comentou Silvia Cavalcante. 

O coordenador de Saúde Mental de Pernambuco, João Marcelo, enfatizou a relevância do serviço para toda a região. “De fato, estamos vivendo um momento de vitória, pois já ouvimos tantas situações. E mesmo tendo sido uma pactuação municipal, essa é uma etapa muito importante para toda a região, pois irá impulsionar outros municípios a buscar oferecer esse serviço, oferecer às pessoas um novo cuidado. Hoje estamos dando um passo importante para a reestruturação dessa rede. Os usuários serão cuidados junto à suas famílias, que é o que onde eles querem e merecem estar”, comentou João. 

Representando o Poder Legislativo, o presidente na Câmara de Vereadores também esteve presente. “Sentimos nessa tarde mais uma ação do prefeito, por meio da Secretaria de Saúde. Nós, vereadores, estamos sempre atentos para as dificuldades que a Saúde do País vem passando, e por isso reconhecemos ainda mais a implantação desse serviço aqui”, comentou Gerson Filho. A diretora da V Gerência Regional de Saúde (V Geres), Katharina Tenório, também participou da cerimônia. “Só tenho palavras de gratidão. Agradecer a toda a equipe. É grandioso trabalhar em uma equipe composta por todos vocês. E estamos à disposição”, afirmou a diretora. 

O secretário de Saúde, Alfredo de Góis, comemora a implantação do serviço. “Não é fácil abrir um serviço novo diante de uma situação de crise vivenciada no país. Agora com a abertura desse Caps, precisamos ainda mais do apoio de toda a rede de saúde, para que possamos funcionar bem. E mesmo com toda essa dificuldade de recursos financeiros, isso só foi possível graças à gestão do prefeito. Se não tivéssemos um governo bem administrado, não teríamos condição de abrir um novo serviço. Então agora que possamos ter o melhor acolhimento possível. O mais importante é ter um bom acolhimento”, finalizou o titular da pasta. 

Após o momento, os presentes foram direcionados à entrada do local, onde a faixa foi cortada e houve o descerramento da placa, inaugurando oficialmente o serviço. O Caps III está instalado na rua Igor Tenório Albuquerque, nº 12, no bairro Heliópolis. O serviço iniciará na próxima terça-feira (25) e funcionará 24h, inclusive em feriados e finais de semana. Este tipo de Caps oferece acolhimento noturno, se necessário, realizando internações curtas, de algumas horas a, no máximo, 10 dias. Essa permanência e internações temporárias são um recurso terapêutico, que visa a evitar as internações em hospitais psiquiátricos, promovendo uma atenção integral às pessoas que buscam o serviço do Caps. 

WhatsApp Image 2016-10-20 at 18.05.23

WhatsApp Image 2016-10-20 at 18.05.28

Foto: Ruthe Santana – Secom/PMG
Data: 20/10/2016

Atendimento à imprensa:
(87) 3762.0109