Prefeito Sivaldo Albino e secretário André Longo visitam unidades de enfrentamento à Covid-19 em Garanhuns

Gestores estiveram na sexta-feira (23) na Unidade de Tratamento Covid-19 e Hospital Regional Dom Moura
 […]

Leia mais…

publicado: 25/07/2021 13h10,
última modificação: 25/07/2021 21h59

O secretário estadual de Saúde, André Longo, visitou na última sexta-feira (23) as unidades que integram a rede de combate à Covid-19 em Garanhuns. Durante a ocasião, o secretário esteve acompanhado do prefeito Sivaldo Albino, em visita a Unidade de Tratamento Covid-19 e Hospital Regional Dom Moura (HRDM). Em seguida, os gestores cumpriram agenda no Palácio Celso Galvão, onde a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES), participou de uma reunião no Gabinete do Prefeito.

Também estiveram presentes o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes; a secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório; o secretário-executivo da pasta, Paulo Mendonça; o secretário de Comunicação Social, Ronaldo César; o diretor do HRDM, Venâncio Leonardo; e o secretário-geral do Consórcio Público Para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco (Codeam), Cayo Albino. Além de equipe técnica da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde.


“Esta visita também foi um pedido direto do governador Paulo Câmara, que tem acompanhado a evolução dos indicadores da Covid-19 em todo o estado. E em especial aqui em Garanhuns, onde o Governo do Estado viabilizou, através de parceria com a Prefeitura, a instalação de 30 leitos de UTI para enfrentamento à pandemia”, destaca o Secretário Estadual de Saúde, André Longo.

A visita aconteceu em um momento onde o município de Garanhuns registra uma queda expressiva na taxa de ocupação dos leitos de UTI e retaguarda voltados para o combate à Covid-19. Atualmente o município conta com 22 leitos de retaguarda na UTC, 18 no Hospital Regional Dom Moura e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. Os leitos clínicos de enfermaria estão com 14% de ocupação.

O município conta ainda com 40 leitos de UTI; considerando os 10 leitos na UTC, 10 leitos no Hospital Regional Dom Moura e 20 leitos no Hospital Perpétuo Socorro. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está atualmente em 30% da capacidade.

“Os esforços do Governo do Estado e da Prefeitura de Garanhuns foram e continuam sendo essenciais para que pudéssemos chegar a este momento de tranquilidade. Este cenário é fruto da ampliação de leitos em nossa região, em conjunto com os avanços na vacinação e medidas preventivas. Por isso, devemos continuar nos cuidando para que estes números reduzam cada vez mais”, completa o prefeito Sivaldo Albino.

Fotos: Thomas Ravelly

Secretaria de Saúde de Garanhuns

Assessoria de Comunicação – (87) 9 8103-7369