Mais de 2000 testes de Covid-19 foram disponibilizados em ações itinerantes da Secretaria de Saúde de Garanhuns

Ao longo do mês de novembro equipe esteve presente em locais com grande fluxo de pessoas no município […]

Leia mais…

publicado: 02/12/2021 15h19,
última modificação: 02/12/2021 15h19

Dando continuidade às estratégias de vigilância do vírus e a testagem em larga escala da população, a Secretaria de Saúde está levando os testes para diagnóstico da Covid-19 de forma itinerante, até os locais com grande fluxo de pessoas. Ao longo do mês de novembro, a iniciativa realizou mais de 2000 testes no município, possibilitando que a doença seja detectada de forma precoce e os casos positivos, devidamente isolados.

A descentralização dos testes é uma medida importante para garantir o cenário de estabilidade de casos da Covid-19, quebrando o ciclo de transmissão da doença. “Já havíamos descentralizado a testagem para todas as Unidades Básicas de Saúde, e agora estamos promovendo ações nas feiras livres e estabelecimentos comerciais. Todos os esforços são para garantir o monitoramento permanente do vírus entre as pessoas testadas”, destaca a secretária de Saúde, Catarina Tenório.

Para estas ações está sendo utilizado o teste rápido de antígeno, que é feito por meio da coleta de material biológico via nasofaringe (nariz e garganta). O resultado é emitido em até 30 minutos, e os casos positivos são orientados e encaminhados para o monitoramento.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns