Grupos de musicoterapia promovem cuidado e qualidade de vida para pacientes de Garanhuns

Atividades beneficiam diretamente mais de 60 pessoas nos dois Centros de Atenção Psicossocial do município […]

Leia mais…

publicado: 17/02/2022 23h22,
última modificação: 17/02/2022 23h24

No próximo domingo (20), é vivenciado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo; data que remete a criação de políticas públicas de prevenção que possam reduzir o consumo abusivo de substâncias e as suas consequências. Assim, considerando a necessidade de ampliar as linhas de atuação e as formas de cuidado, a Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio da Coordenação de Saúde Mental, garantiu a criação de grupos de musicoterapia nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s) do município.


A implantação desta modalidade terapêutica nos Caps’s é inédita em território estadual, e tem proporcionado diversos benefícios para os pacientes acompanhados dentro da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Atualmente, a musicoterapia também está listada entre as Práticas Integrativas e Complementares oferecidas gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Esta modalidade se destaca por utilizar a música e seus elementos para atingir objetivos terapêuticos relevantes, como explica a psicóloga Andrea Amorim, que é uma das responsáveis pela condução dos grupos. “Graças a sensibilidade da gestão atual conseguimos algo muito significante para o nosso município. Com a musicoterapia utilizamos as expressões musicais básicas e buscamos estimular os pacientes para que ampliem as atividades vivenciadas dentro do seu cotidiano”, destaca a profissional.


Mais de 60 pessoas participam dos grupos atualmente, considerando o público fixo e rotativo. Este total está dividido entre duas unidades terapêuticas: o Caps AD (tipo II), que atende a população com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas; e o Caps Flores (tipo III), voltado para pacientes com quadro grave de sofrimento psíquico. “Eu bebia muito, fumava muito, e passava noites em claro. Hoje agradeço por espaços como este Caps AD, aqui em Garanhuns”, afirma o paciente Everaldo Amâncio, que participa semanalmente das atividades.


A secretária de Saúde, Catarina Tenório, destaca a utilização das práticas integrativas complementares como linha de cuidado nos serviços do município. “Por meio de trabalhos assim, a nossa equipe busca priorizar a qualidade de vida e prevenção de agravos junto à população. Este é o caminho que planejamos, com total apoio do prefeito Sivaldo Albino, para alcançar experiências exitosas e ampliar os atendimentos em Garanhuns”, ressalta a gestora.

O Centro de Atenção Psicossocial Flores (24h) está localizado na rua Vereador Francisco Tenório de Albuquerque, nº 12, bairro Heliópolis. Já o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (AD) funciona na avenida Júlio Brasileiro, nº 1242, também no bairro Heliópolis.


Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns