Garanhuns promove I Conferência Municipal de Saúde Mental

Evento tem como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” […]

Leia mais…

publicado: 07/04/2022 23h12,
última modificação: 07/04/2022 23h12

Com o objetivo de debater as políticas públicas e fortalecer as ações em benefício da população, foi realizada nesta quinta-feira (07), a I Conferência Municipal de Saúde Mental, em Garanhuns. O evento ocorreu no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) e contou com a presença de profissionais e usuários que integram a Rede de Atenção Psicossocial do município.


O prefeito Sivaldo Albino esteve presente durante a conferência, além das secretárias de Saúde, Catarina Tenório; e de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira; e do secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Tevano. Também participaram do evento o promotor de Justiça e Cidadania, Domingos Sávio; o vereador Juca Viana; e o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde da Família com Ênfase no Campo, Itamar Lages.

Ao longo da manhã e tarde, o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” norteou o debate entre diversos setores do poder público. “É importante que a gente saia daqui com um planejamento a curto, médio e longo prazo. Pensando em propostas concretas e que possam num futuro colaborar diretamente com a população de Garanhuns”, destacou o prefeito.


Antes da divisão dos subeixos temáticos, os participantes acompanharam uma apresentação do grupo de musicoterapia do Centro de Atenção Psicossocial — Álcool e outras Drogas (Caps AD). A coordenadora de saúde mental do município de Garanhuns, Geane Melo, também realizou uma explanação acerca da composição da Rede de Atenção Psicossocial. Em seguida, foi promovida uma palestra com a residente de Saúde Coletiva, Thalita Bezerra.

“Durante a gestão atual tivemos vários avanços, e com o apoio do prefeito Sivaldo Albino, foi possível aumentar o número de atendimentos ambulatoriais de psicologia e psiquiatria; implantamos ainda grupos de musicoterapia nos Centros de Atenção Psicossocial, e também estamos finalizando a obra do Caps 24h, que vai proporcionar uma ampliação dos serviços de atenção e cuidado no município”, finalizou a secretária de Saúde, Catarina Tenório.

Ao fim, após o acolhimento e votação das propostas, foram escolhidos os delegados representantes das categorias de usuário, gestor e trabalhadores do SUS. Estes serão encaminhados para deliberação e participação nas demais etapas do evento, até a Conferência Nacional, a ser realizada de 08 a 11 de novembro de 2022.


Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns

Fotos: Thomas Ravelly