Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns para o biênio 2024-2026 toma posse e elege novo presidente

Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns para o biênio 2024-2026 toma posse e elege novo presidente Alexsandro Pereira.
[…]

Leia mais…

publicado: 27/02/2024 11h47,
última modificação: 27/02/2024 11h47

Os membros empossados pela secretária de Saúde, Catarina Tenório, elegeram Alexsandro Pereira como presidente

Nesta segunda-feira (26), tomou posse o novo quadro do Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns para o biênio 2024-2026. Na cerimônia, conduzida pela secretária de Saúde, Catarina Tenório, no auditório do Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), também foi eleito presidente do CMS Alexsandro Pereira, representante do segmento dos trabalhadores e integrante do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco (Sindacs-PE), 

Em seu discurso, Alexsandro agradeceu aos membros do Conselho e apontou metas para a gestão, como o aprimoramento da comunicação no órgão. “Algumas vezes, seremos divergentes, mas teremos sempre como prioridade os nossos usuários. Esse é o nosso trabalho”, declarou.

A secretária de Saúde, Catarina Tenório, também falou sobre a união entre gestão e conselho. “A saúde não se faz apenas com a gestão. O papel do conselheiro é fundamental, não apenas na fiscalização das ações e serviços públicos de saúde, mas na formulação de propostas e estratégias para a melhoria nos cuidados aos munícipes”.

O Conselho Municipal de Saúde é responsável por supervisionar, deliberar e participar ativamente na proposição de políticas públicas na área de saúde. A formação do Conselho é paritária, sendo dividida entre segmentos representativos. Dessa forma, 50% dos membros são usuários do Sistema Único de Saúde, 25% representam trabalhadores da saúde e outros 25% são gestores/prestadores de serviço. 

Neste biênio, passam a integrar o CMS a Cáritas Diocesana de Garanhuns e a Associação Militância Cores da Resistência, no segmento de usuários. Já o Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (Cress/PE), o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satempe) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/PE) são as entidades que passam a representar os trabalhadores.

Assessoria de Comunicação — Secretaria de Saúde de Garanhuns

Fotos: Sérgio Neves (PMG)