XIV Conferência Municipal de Assistência Social será realizada em Garanhuns

Trabalhando para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social, evento acontece nos dias 26 e 27 de agosto
[…]

Leia mais…

publicado: 24/08/2021 21h06,
última modificação: 24/08/2021 21h06

Nos próximos dias 26 e 27 de agosto, será realizada a XIV Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório do Sesc (Hotel) em Garanhuns. Com o tema: “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o evento é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).

Serão debatidos cinco eixos temáticos, aprovados anteriormente pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que visam qualificar a avaliação da política de assistência social e propor o debate para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), em todo o território nacional. Os eixos tratam de temas como: proteção social não contributiva; financiamento e orçamento; controle social; gestão de acesso às seguranças socioassistenciais e atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

A presidente do CMAS, Mariza Marques comenta que a participação social é de grande necessidade nas Conferências Municipais. “Em se tratando dessa conferência a participação é ainda mais primordial. Nós não queremos que os debates aqui abordados fiquem só no papel; para que as políticas públicas sejam efetivadas é necessário, além do debate, o empenho de todos os que fazem parte da Assistência Social”, ressalta.

Confira a programação completa da XIV Conferência Municipal de Assistência Social:

Quinta-feira (26)

14h às 15h – Credenciamento
15h às 15h30 – Apresentação cultural
15h30 às 16h – Mesa de abertura
16h às 16h30 – Aprovação do regimento interno
16h30 às 17h – Palestra Magna (com a psicóloga Brigida Taffarel), e encerramento

Sexta-feira (27)

08h às 12h – Grupos de trabalhos por eixos
12h às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 às 15h30 – Plenária final / deliberações
15h30 às 17h – Eleições dos delegados para a Conferência Estadual

Arte: Lucas Monteiro