Vistoria de caminhões-pipa segue até o dia 13, em Garanhuns

publicado: 03/07/2015 12h27,
última modificação: 03/07/2015 12h27

A ação visa garantir a qualidade da água que é consumida pela população 

Segue até o dia 13 deste mês, a vistoria dos caminhões-pipa para a Operação Pipa do Agreste Meridional e parte do Sertão pernambucano. A vistoria, a qual estão inseridos mais de 30 municípios, está sendo realizada no 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71° BMITz), das 7h30 até 17h30, e deve avaliar mais de 500 veículos. A ação, que tem o intuito de garantir a qualidade da água que é consumida pela população de Garanhuns, iniciou na última quarta-feira (01).

A vistoria é realizada a cada três meses, a fim de renovar e adquirir novos contratos para caminhões-pipa. A coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental de Garanhuns, Katharina Almeida, fala sobre a importância dessa vistoria. “A necessidade de fiscalizar esses caminhões, que são responsáveis pelo transporte da água para a nossa população, é fazer com que esse líquido chegue em boa qualidade, chegue em boas condições de consumo na casa de cada garanhuese”, comenta.

Na ação, são fiscalizadas as condições gerais dos veículos que transportam água, como a situação dos pneus, as condições de limpeza do tanque e a parte mecânica e estrutural dos caminhões. Após ter o seu veículo analisado, os motoristas passam por uma etapa de credenciamento, em que a documentação exigida é verificada. Para o credenciamento são necessários documentos como CPF ou CNPJ, declaração dos carros-pipa na empresa, comprovante de residência, documentação do veículo, declaração da fonte, entre outros.

A iniciativa é uma parceria da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e o 71° Batalhão de Infantaria Motorizado. Para ter o seu veículo vistoriado é necessário o agendamento prévio, que está sendo realizado no prédio do batalhão ou pelo telefone (87) 3762-2000. Após a vistoria e credenciamento, será realizado o sorteio, que anunciará os veículos que estarão aptos a transportar água potável e os que ficarão na lista de espera, enquanto normalizam irregularidades encontradas, se for o caso.


Texto e foto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)