Unindo fé e cultura, Comunidade do Timbó realiza tradicional Festa de Nossa Senhora de Nazaré em Garanhuns

Festividade será realizada de 24 de janeiro a 02 de fevereiro e não contará com apresentações por causa da pandemia
[…]

Leia mais…

publicado: 19/01/2022 15h05,
última modificação: 19/01/2022 15h05

A comunidade quilombola do Timbó se prepara para a realização de mais uma Festa de Nossa Senhora de Nazaré. O evento, que reúne os moradores na secular igrejinha, a construção mais antiga de Garanhuns, acontece de 24 de janeiro a 02 de fevereiro. Por causa da pandemia, as tradicionais apresentações que representam toda a riqueza cultural da comunidade não serão realizadas. A festividade é realizada pela Associação Rural Comunitária dos Remanescentes do Quilombo do Timbó e Adjacências, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura.

A programação tem início no dia 24 de janeiro, às 17h, com saída da bandeira da casa de dona Maria do Carmo e José Ivan para a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro da Comunidade Quilombola Timbó. Às 18h acontece o hasteamento da bandeira com participação da Banda de Pífanos Santa Luzia, da Comunidade Quilombola Atoleiro, de Caetés. A noite será finalizada com o primeiro terço, às 19h.

Do dia 25 de janeiro ao dia 01 de fevereiro é realizada a oração do terço. Na terça-feira (02), a programação é finalizada com a Missa às 15h, seguida de uma procissão e da entrega da bandeira na casa dos padrinhos.

“Reconhecemos a importância da Festa de Nossa Senhora de Nazaré do Timbó, tanto pelo viés da fé, quanto pela referência cultural. Infelizmente as apresentações não poderão ser realizadas por causa da pandemia, mas estamos dando todo suporte necessário para que a festividade aconteça da melhor forma possível. É preciso manter a tradição”, afirmou Sandra Albino, secretária de Cultura de Garanhuns.

Arte: Anderson Carlos