Unidades Básicas de Saúde vão receber internato médico de estudantes

publicado: 24/04/2018 20h01,
última modificação: 30/04/2018 13h20

Parceria é válida para os alunos do curso de medicina da Universidade de Pernambuco, a partir do mês de agosto

texto e fotos por AQUILLES SOARES
com informações da Secretaria de Saúde
24 de abril de 2018

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou nesta terça-feira (24), na sede da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), de uma reunião com professores e coordenadores do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), no intuito de discutir a parceria firmada entre o Governo Municipal e a instituição de ensino para estabelecer o internato médico dos estudantes — última etapa da graduação de medicina, onde é iniciada a prática clínica; no município de Garanhuns.

O intuito é que os futuros profissionais possam ter como cenário de práticas a Rede de Atenção Básica Municipal, não sendo necessário o deslocamento para outras cidades do Agreste, ou para a capital do Estado. Sendo assim, estudantes do 9° e 10° período do curso vão poder adquirir maiores experiências em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns.

De acordo com a professora do curso de medicina e representante da Comissão de Internato da UPE, Maria Laura Rodrigues, o intuito é de que a medida seja adotada a partir de agosto deste ano. “Entre os principais benefícios obtidos com essa iniciativa está a assistência à saúde da população. Já que estaremos inserindo os alunos dentro do Sistema Único de Saúde, que vai atuar como elemento formador desses profissionais”, afirmou.

Na reunião de hoje, além dos médicos das UBS’s, também estiveram presentes a secretária de Saúde, Nilva Mendes, o secretário-adjunto da pasta, Harley Davidson, e as coordenações de Atenção Básica e Educação Permanente do município. “Será uma troca mútua. Vamos proporcionar toda estrutura para que o trabalho possa acontecer, identificando as particularidades de cada unidade e capacitando nossos profissionais para que atuem como preceptores dos alunos, que também vão atuar atendendo as demandas do SUS”, afirmou a titular da pasta, Nilva Mendes de Sá.

Também em visita do reitor da UPE, prof. Pedro Falcão e da diretora do campi da UPE em Garanhuns, profª Rosângela Estevão Alves Falcão, ao Gabinete do prefeito Izaías Régis, durante o mês de março, a parceria entre Prefeitura e Universidade foi reafirmada, para que os alunos pudessem praticar o seu conhecimento acadêmico nas UBS’s, visando também uma maior prestação de serviços à população do município.