Teste do pezinho pode ser realizado nas UBSs da Zona Rural de Garanhuns

publicado: 21/08/2024 15h05,
última modificação: 08/10/2024 13h43

Serviço já está sendo ofertado nas UBSs Miracica 1, 2 e 3 e Sítio Jardim e deve ser expandido para mais unidades em todo o município

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, está expandindo a realização de teste do pezinho para a Zona Rural do município. Usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Miracica 1, Miracica 2 (que atende o Sítio Mochila), Miracica 3 (Sítio Cruz) e Sítio Jardim podem realizar o teste em recém-nascidos com mais facilidade e comodidade.

O exame é realizado através de demanda espontânea, ou seja, basta comparecer à unidade com a criança. Caso a família não esteja cadastrada na UBS, é necessário apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência da mãe e a declaração de nascido vivo (DNV) ou certidão de nascimento da criança.

O exame já é realizado regularmente no Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc) e, em breve, a descentralização do exame deve atingir mais UBSs do município. “Estamos capacitando todas as enfermeiras da Atenção Primária. Até o final de setembro, boa parte das unidades da zona rural e urbana já devem estar realizando o teste do pezinho”, comenta Jennypher Albuquerque, coordenadora da pasta materno-infantil.

O teste do pezinho é fundamental para detectar precocemente doenças metabólicas e genéticas em recém-nascidos. O exame, que consiste na coleta de sangue do calcanhar da criança, deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida. “Além de reduzir o deslocamento para as famílias, levar o teste para áreas mais distantes aumenta as chances de diagnóstico e tratamento imediato, assegurando que todos os recém-nascidos tenham acesso aos cuidados essenciais desde o início de suas vidas”, explica Jennypher.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado (Divulgação)