Seminário do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra o Idoso de Garanhuns aconteceu hoje (02)

publicado: 02/09/2015 15h34,
última modificação: 02/09/2015 15h34

O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra o Idoso de Garanhuns (Neviga) realizou na manhã de hoje (02), seu primeiro seminário, em comemoração a um ano de implantação do núcleo no município. O momento foi realizado no Chalé Recepções II e contou com aproximadamente 200 participantes. O seminário foi direcionado aos profissionais das secretarias de Saúde e Assistência Social, com o objetivo de esclarecer dúvidas desses profissionais e discutir os avanços do núcleo em Garanhuns.

O momento também reuniu órgãos que atuam no recebimento de denúncias de violação dos direitos da pessoa idosa. “Com esse encontro, os profissionais e órgãos são capacitados e informados sobre o papel de cada um no recebimento de denúncias, para que possamos articular e fortalecer a rede de proteção ao idoso aqui em Garanhuns”, comentou a coordenadora do Neviga, Bruna Paixão. Na ocasião, os profissionais puderam esclarecer dúvidas diretamente com os órgãos responsáveis.

O delegado seccional de Garanhuns, Flávio Pessoa, ministrou uma palestra no seminário e comentou sobre o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra o Idoso de Garanhuns. “Com a implantação do Neviga, colabora diretamente com a polícia, porque o núcleo já faz essa filtragem do registro de denúncias de violação dos direitos dos idosos. O núcleo vem atuando há um ano e já tem ajudado muito os órgãos que lidam com o idoso”, afirmou o delegado.

O Neviga tem o objetivo de prevenir a violência e promover o bem-estar e uma melhor qualidade de vida aos idosos.  A instituição funciona de maneira integrada entre as secretarias de Saúde, Mulher, Assistência Social e Conselho do Idoso, tendo à frente a Secretaria de Saúde. A partir do Neviga, o município atua em parceria com órgãos oficiais de segurança e a sociedade. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na rua Ernesto Dourado, nº 890, no bairro Heliópolis.

Texto e fotos: Ruthe Santana
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)