GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde ‘Semana Saúde na Escola’ alcança mais de 18 mil estudantes em Garanhuns

Saúde

‘Semana Saúde na Escola’ alcança mais de 18 mil estudantes em Garanhuns

A iniciativa visa beneficiar mais de 60 escolas municipais e estaduais, abordando o tema “Alimentação Saudável” Está sendo realizada, em Garanhuns, a Semana Saúde na Escola 2015. A ação, que iniciou ontem (27), está acontecendo em mais de 60 escolas...

Publicado em

A iniciativa visa beneficiar mais de 60 escolas municipais e estaduais,
abordando o tema “Alimentação Saudável”

Está sendo realizada, em Garanhuns, a Semana Saúde na Escola 2015. A ação, que iniciou ontem (27), está acontecendo em mais de 60 escolas municipais e estaduais e irá beneficiar mais de 18 mil estudantes. O tema central, este ano, é “Alimentação Saudável”, e está sendo desenvolvido por meio de atividades educativas, com o objetivo de promover uma alimentação adequada e segura. A iniciativa, que está inserida no programa Saúde na Escola, é uma realização da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação. A ação segue até a próxima quinta-feira (30).

As atividades, que incluem palestras informativas, atividades em grupos, encenações teatrais e avaliação física, estão sendo desenvolvidas por uma equipe multiprofissional das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A Escola Virgem do Socorro, localizada na comunidade Cohab I, está entre as instituições que estão sendo contempladas hoje (28). “Eu estava falando justamente sobre alimentação na sala de aula, mas o que a gente passa ainda é algo teórico, e ter os próprios profissionais da área da saúde aqui dentro da escola traz um complemento e fortalece as nossas orientações. É também uma forma de aproximar essas crianças e adolescentes dos atendimentos de saúde”, afirma Divania Rossana, uma das professoras da instituição.

As palestras, vídeos e atividades abordam temas como a pirâmide alimentar, a prática de exercícios físicos, bulimia, anorexia, o uso de anabolizantes, entre outros. Ainda na programação de atividades da Semana Saúde na Escola, os estudantes estão passando por uma avaliação antropométrica, que obtém o Índice de Massa Corporal (IMC), por meio da medição de peso e altura. Os dados obtidos passam por um nutricionista que faz a análise e, se necessário, encaminha o estudante para o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A enfermeira Anne Cotias acredita que essa iniciativa é uma forma de obter uma conscientização maior, pela diversificação do profissional. “Por meio dessa ação, é oportunizada uma abordagem diferente e mais sólida dos assuntos que eles estudam, por trabalharmos diretamente na área da saúde. A forma que tais assuntos são abordados aqui é, também, um momento de discussão, que facilita a absorção dos temas e uma maior conscientização, pois a dúvida de um, pode responder o questionamento de outro, e eles ficam mais à vontade, do que se estivessem sendo atendidos diretamente em uma unidade de saúde”, afirma a profissional.

‘Semana Saúde na Escola’ alcança mais de 18 mil estudantes em Garanhuns 2 ‘Semana Saúde na Escola’ alcança mais de 18 mil estudantes em Garanhuns 3


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Fotos: Luanny Porto
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)

Redimensionar Fonte
Contraste