Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Racismo é aberta em Garanhuns

Evento homenageia o líder quilombola Pedro Balbino da Silva que faleceu em 2017 aos 104 anos […]

Leia mais…

publicado: 18/03/2024 12h26,
última modificação: 18/03/2024 12h26

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está promovendo a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Racismo. Na noite dessa quinta-feira (14), foi realizada a abertura oficial do evento que este ano homenageia o líder quilombola Pedro Balbino da Silva. A semana também conta com o apoio de diversas secretarias, a parceria da Universidade de Pernambuco e o Laboratório em Ações Coletivas (Lacs), além da plataforma de documentários Cultne.TV.

Na ocasião, o sobrinho do homenageado, Cícero Andrade Silva, relembrou a luta dos povos quilombolas na história do Nordeste e do Brasil: “Queria dizer a todas as outras lideranças de quilombos que estão aqui, que nós temos ainda uma luta muito grande pela frente. Cabe a nós fortalecermos essas comunidades para que possamos, juntos, lutar pelo o que é do nosso direito. A luta é diferente da que foi no passado, mas ela continua”. O público também acompanhou a apresentação cultural “Aquilombar-se” do grupo de dança e percussão do Quilombo estivas, Negras e Negros Ubuntu e a palestra “A Importância do Letramento Racial”, ministrada pela pesquisadora das relações étnico-raciais, Ana Helena Passos.

Nascido em 22 de agosto de 1913 no quilombo Estrela, o sr. Pedro Balbino da Silva foi um líder que atuou por toda a vida de forma muito ativa na comunidade. Casado com a sra. Precília e pai de 10 filhos, o Sr. Pedro viveu 104 anos e sua história foi base para o estudo da Fundação Cultural Palmares que certificou como comunidade quilombola aquele seu lugar de origem. Ao longo de sua extensa vida lutou muito pelos direitos territoriais e sociais dos povos do quilombo, fomentou a cultura e a formação do grupo Afro Estrela e de diversas manifestações culturais de sua comunidade.

Fotos: Vinícius Vilela