Semana do Bebê será realizada em Garanhuns

publicado: 09/09/2015 16h50,
última modificação: 10/09/2015 10h50

A ação inicia na próxima segunda-feira (14)

Para tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos de idade, será realizada, em Garanhuns, pela primeira vez, a Semana do Bebê. A ação será iniciada no dia 14 deste mês, tendo como Dia D da ação o dia 18. Além desses dois dias de programações específicas, durante toda a semana estarão sendo realizadas atividades voltadas para essa mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), pontos de apoio, Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s), escolas da Rede Municipal de Ensino e hospitais.

Os primeiros seis anos de vida da criança são fundamentais para o desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. As experiências nesse período influenciam, por toda vida, a criança e sua relação com as pessoas que a rodeiam. Baseada nisso, a ação será voltada para uma atuação que influencie a vida das pessoas, assegurando sempre às crianças bem-estar e maior qualidade de vida.

A abertura da Semana do Bebê, que acontecerá no dia 14, a partir das 8h30, será realizada no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, localizado na avenida Rui Barbosa. Além das palestras da enfermeira Gorete Lucena, da assistente social Vanessa Holanda, da promotora da Vara da Infância e da Juventude Marinalva Almeida e da pedagoga Edna Vieira, na ocasião, serão realizadas algumas apresentações culturais.

O Dia D da ação, que acontecerá no dia 18, no Espaço Colunata, no centro da cidade, iniciará às 8h30. A mobilização contará com palestras, realização de dinâmicas de grupo, contação de histórias, realização de teste da linguinha, aplicação de vacinas, exposição de vídeos e a entrega da chave da cidade ao “Bebê Prefeito”, que contemplará a primeira criança nascida, em Garanhuns, no dia 14 de setembro, por parto normal. Outras atividades serão realizadas nesse dia.

Durante toda a semana, as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão promovendo atividades como palestras, salas de leitura, exposição de artesanato, ações de reaproveitamento de resíduos sólidos, exposição de vídeos e distribuição de brindes, por exemplo. A I Semana do Bebê de Garanhuns é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Juventude e será realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação e Esportes.

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico