Semana de Combate à Dengue e Febre Chikungunya inicia em Garanhuns

publicado: 04/05/2015 15h01,
última modificação: 04/05/2015 15h01

A mobilização segue até a próxima sexta-feira (08)

A Semana de Combate à Dengue e Febre Chikungunya inicia hoje (04) em Garanhuns. A mobilização consiste na intensificação do trabalho dos agentes de endemias, nas localidades identificadas com maior risco e na realização de atividades de conscientização para o combate ao mosquito Aedes Aegipty, responsável pela transmissão da dengue e da febre chikungunya. A ação segue até a próxima sexta-feira (08), quando será realizado o “Dia D” da mobilização.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue, preparou um plano de ação, para ser realizado em alguns bairros e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A programação para esta semana irá contar com apresentação de slides, vídeos e fotos sobre a dengue e febre chikungunya, exposição de larvas para facilitar a identificação do mosquito, exposição de cartazes e entrega de panfletos para a população. Além disso, serão oferecidas orientações aos garanhuenses, com o intuito de alertar a população para o risco dessas doenças.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue de Garanhuns, Cilene Espinhara, comenta que essa semana de mobilização é uma forma de despertar os garanhuenses para essa luta, que tem a participação da população, como fator fundamental. “Nós preparamos uma semana de atividades de combate ao mosquito Aesdes Aeghpty, com a finalidade de combater a dengue e a febre chikungunya em nosso município, mas apenas isso não é suficiente, é de suma importância que a população contribua, se unindo a nós, nessa luta”, ressalta Cilene, diante da constatação de que mais de 90% dos focos do mosquito se encontram nas residências.

A ação iniciou hoje, às 8h, no bairro Brasília, ao lado da UBS Brasília. Várias pessoas, que compareceram à unidade de saúde, receberam informações sobre os perigos das doenças e as devidas providências que devem ser tomadas para combater o mosquito. A ação continua nos bairros durante toda a semana, e o “Dia D” da Semana de Combate à Dengue e Febre Chikungunya acontecerá no dia 9 de maio, no Espaço Colunata, no centro. A mobilização iniciará às 8h, e contará com panfletagem, exposição de vídeos e cartazes, orientações sobre sintomas, perigos e combate ao mosquito transmissor da dengue e febre chikungunya, entre outras atividades de conscientização.

LOCAL DATA HORÁRIO
Brasília (Ao lado da UBS Brasília) Segunda-feira (04) 8h -12h