Semana de Combate à Chikungunya mobiliza população em Garanhuns

publicado: 04/12/2014 12h36,
última modificação: 04/12/2014 12h36

Durante toda a semana, as ações de combate ao mosquito da dengue, mesmo transmissor da febrechikungunya, tem sido intensificadas

A Semana de Combate à Chikungunya, em Garanhuns, tem mobilizado a população e os profissionais de saúde quanto a proliferação do mosquito da dengue, mesmo transmissor da febre chikungunya. Até esta sexta-feira (05) as ações de combate ao mosquito, incluindo atividades para informar os profissionais de saúde, serão finalizadas. A mobilização nacional é uma proposta do Ministério da Saúde.

A febre chikungunya, ainda pouco conhecida, é semelhante à dengue, tanto na forma de transmissão quanto nos sintomas, porém as dores nas articulações são mais intensas. “Por ter muita semelhança com a dengue é importante que os profissionais estejam preparados para lidar com as doenças, e que a população também esteja atenta”, comenta uma das coordenadoras da Vigilância Epidemiológica, Sísia Melo. Ainda segunda a coordenadora, apesar de Garanhuns ter apresentado um índice epidemiológico positivo, o menor dos últimos dez anos, a população precisa continuar em alerta para o combate do mosquito.

A coordenadora dos Agentes de Endemias, Cilene Espinhara, fala sobre a ação. “A equipe dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) continua atuando nos domicílios, visando o controle do mosquito da dengue, em Garanhuns. Especificamente nessa semana, essas atividades têm sido reforçadas e eles têm orientado à população sobre essa nova febre”, comenta.

Durante essa semana, além das informações, os ACS’s têm distribuído um material informativo para manter a população atenta ao combate do mosquito da dengue, e consequentemente, à febre chikungunya.Semana de Combate à Chikungunya mobiliza população em Garanhuns


Texto: Ruthe Santana
Edição de texto e fotos: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)