Semana da Pessoa com Deficiência tem início em Garanhuns

publicado: 21/08/2015 16h40,
última modificação: 24/08/2015 08h52

Momento segue com atividades até o dia 31 de agosto

O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud), deu início, na manhã de hoje (21), na Câmara dos Vereadores de Garanhuns, à Semana da Pessoa com Deficiência. O momento tem como objetivo sensibilizar a sociedade e a comunidade escolar para o reconhecimento dos direitos inerentes ao segmento. A Semana segue até o dia 31 de agosto e tem como tema central: “Transversalidade: O caminho para as Políticas Públicas Inclusivas”.

A abertura do evento contou com apresentações culturais; posse dos conselheiros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; e as Secretarias de Educação e Esportes (Seduce), Mulher, Assistência Social, Saúde, da Pessoa com Deficiência, além do Comud e a Câmara dos Vereadores, apresentaram suas respectivas ações em prol da Pessoa com Deficiência. A Seduce também apresentou a programação de algumas escolas que contarão com atividades relacionadas ao evento.

Palestras, oficinas, rodas de conversa, exposições, exibição de vídeos, debates, entre outras atividades, fazem parte das ações do evento. Além disso, as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão promovendo atividades para a população, intensificando a atenção para as pessoas portadoras de deficiência, e, no dia 28, às 8h, haverá a Caminhada da Semana da Pessoa com Deficiência, com concentração na Escola Estadual Dom Juvêncio de Brito.

Segue, abaixo, programação da Semana da Pessoa com Deficiência:

SEXTA-FEIRA (21) – das 8h às 12h – Câmara dos Vereadores

Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência da Rede Municipal de Ensino

24/08 – às 9h – Cine Advampe

Com mostra de filme com áudio descrição para a pessoa com deficiência visual e treino preparatório para o V Torneio Municipal de Dominó para Cegos.

24 A 28/08 – Atividades em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino com palestras, oficinas, rodas de conversa, exposições, exibição de vídeos e debates.

25/08 – das 8h às 12h – Capacitação para os agentes comunitários de saúde sobre o autismo.

Local: a definir.

26/08 – das 8h às 17h – Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP)

Dia de Socialização e Integração

28/08 – às 8h – Caminhada da Semana da Pessoa com Deficiência