Segunda dose da vacina contra o HPV continua sendo oferecida em Garanhuns

publicado: 19/09/2014 15h19,
última modificação: 19/09/2014 20h46

População tem acesso gratuito a vacina, que protege contra câncer de colo de útero

A segunda etapa da vacinação contra o vírus do Papiloma Humano (HPV), em Garanhuns, vem sendo realizada desde o início do mês de setembro. A aplicação, que é utilizada na prevenção de câncer de colo do útero, está sendo disponibilizada em todas as escolas públicas municipais e estaduais e instituições privadas e segue até novembro, cumprindo um cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha da primeira dose foi executada em março, e agora, seis meses depois, está sendo aplicada a segunda. A vacina protege meninas de 11 a 13 anos de idade contra quatro variáveis do vírus do HPV (6,11,16 e 18). Dois deles (16 e 18), respondem por 70% dos casos de câncer de colo do útero, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Garanhuns, a meta é vacinar 3.300 adolescentes do sexo feminino.

A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A terceira dose será aplicada daqui a cinco
anos.

Texto e fotos: Ruthe Santana