Secretaria de Saúde realiza plantão e ação informativa durante FIG

publicado: 16/07/2015 13h49,
última modificação: 16/07/2015 13h50

Os garanhuenses e turistas contarão com assistência de saúde,
durante os dez dias do evento

Com o intuito de prestar assistência à população que irá freqüentar os diversos pólos culturais da 25° edição de Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que inicia hoje (16) e segue até o dia 25 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um esquema de plantão para atendimentos, e estará promovendo algumas ações informativas, durante os dez dias do evento.

Atenção Básica

Durante os dez dias do Festival de Inverno de Garanhuns, a Atenção Básica (AB) estará atenta à prevenção de doenças e a promoção à saúde. Farão parte da equipe da AB para o FIG: 15 enfermeiros, 26 técnicos de enfermagem, 4 auxiliares administrativos e 2 motoristas.

No Parque Euclides Dourado, haverá uma equipe disponível das 14h às 20h. Contudo, nos dias em que houver apresentações no Palco do Forró, haverá uma equipe de plantão, das 20h às 3h. A equipe contará com uma estrutura de cabine, onde poderão ser realizados os procedimentos, mais uma ambulância para remoção. No Parque Ruber Van Der Linden, nos dias de funcionamento desse polo, haverá uma equipe e uma ambulância, atuando das 16h às 21h.

No Polo Circo, localizado no Centro Administrativo Municipal, na avenida Caruaru, uma equipe estará atuando das 16h às 18h. Na comunidade quilombola Castainho, onde funciona o Polo Castainho, durante os dias de apresentações na comunidade, uma ambulância e uma equipe estarão disponíveis, para eventuais necessidades, das 17h às 19h.

Na Praça Mestre Dominguinhos, durante os dez dias de evento, das 21h às 4h, haverá uma equipe da saúde, que contará com uma estrutura de cabine e uma ambulância para remoção. No camarote de acessibilidade também haverá uma equipe da saúde disponível durante o horário dos shows.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

O Samu disponibilizará, durante o evento, duas ambulâncias na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Uma Unidade de Suporte Básico (USB), que estará com um técnico de enfermagem e um condutor socorrista, e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que contará com um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. As duas ambulâncias estarão no polo principal do FIG, a partir das 21h até 4h.

Além desse plantão voltado ao Festival de Inverno, na base do Samu de Garanhuns, localizado na avenida Simôa Gomes, n° 505, no bairro Heliópolis, haverá uma ambulância de suporte avançado, com um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista. Em caso de emergência, a população poderá entrar em contato com a Central do Samu, por meio do telefone 192.

Vigilância Sanitária

Durante o FIG, serão desenvolvidas ações de orientação, por meio da distribuição de cartilhas de higiene e segurança na venda de alimentos, sobre boas práticas para serviços de alimentação, orientações para limpeza e desinfecção dos reservatórios de água e orientações para higienização e manipulação de alimentos. Também serão entregues, panfletos sobre a dengue; seus sintomas e prevenção.

Ações de fiscalização, tais como cadastros e inspeções de barracas, notificações dos responsáveis pelas mesmas, apreensões de alimentos e monitoramento das ações de vigilância sanitária, estão entre as ações que a Vigilância Sanitária irá desenvolver durante os dez dias do evento.

Vigilância Epidemiológica

Durante os 10 dias do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e no Parque Euclides Dourado, a equipe da Vigilância Epidemiológica estará notificando agravos e doenças de importância epidemiológica e monitoramento, e controlando surtos, se houver necessidade. A equipe estará realizando o atendimento na estrutura da Atenção Básica, das 19h às 00h, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos com dois profissionais, e no Parque Euclides Dourado, com um profissional, a partir das 20h às 22h.

Texto: Ruthe Santana
Foto: Arquivo/Secom