Secretaria de Saúde divulga balanço do último sábado (02)

publicado: 03/04/2016 12h17,
última modificação: 03/04/2016 12h17

Vacinação antirrábica e campanha de combate à tuberculose marcam fim de semana

por LUANNY PORTO

Equipes da Secretaria de Saúde se mobilizaram no fim de semana para a realização de duas importantes campanhas, a de vacinação antirrábica e a de combate à tuberculose.

A campanha de combate à tuberculose foi realizada na manhã de ontem (03), na Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga). O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância do tratamento precoce da doença. No local, além das coletas realizadas também foram passadas orientações quanto à transmissão e tratamento da doença.

Aproximadamente cerca de 50 pessoas fizeram a coleta do escarro, que deve ser feita, preferencialmente, na parte da manhã, ainda em jejum. Outras pessoas puderam levar o material para coleta em suas residências e vão entregar na próxima segunda-feira no seu posto de saúde. “A campanha foi muito bem aceita, ainda encontramos por parte da população, muita desinformação. Mas saímos com um balanço super positivo, principalmente em relação as pessoas da zona rural”, comenta Valdemira Câmara, agente de saúde do Posto de Saúde São José.

Campanha de Vacinação Antirrábica: O sábado também foi dedicado aos cães e gatos para que fossem vacinados contra a raiva. Uma ação da Secretaria de Saúde em parceria com os acadêmicos do curso de medicina veterinária da Universidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE), que totalizou um montante de 16.279 animais vacinados, sendo 12.289 cães e 3.990 gatos. Ao todo 33 postos de vacinação, distribuídos na zona urbana da cidade, em todos os bairros.

De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Marcos André, a próxima etapa será a imunização dos animais localizados na zona rural, iniciando os trabalhos pelos distritos e sítios que possuem maior densidade demográfica, como: Timbó, Castainho e Sitio Cruz. Ainda, segundo o diretor, o propósito da Secretaria de Saúde é alcançar pelo menos 90% de cobertura vacinal até o final do mês de maio.

“Essa iniciativa é ótima, eu ia ter que tirar do meu bolso pra vacinar meus 12 gatos e um cachorro, e não tenho condições de vacinar eles particular. Todo ano eu venho”, comemora a moradora Lucicleide Marques, residente no bairro da Cohab I.

Fotos: Luanny Porto – Secom / PMG
Data: 03/04/2016