Secretaria de Saúde de Garanhuns promove mutirão de exames e cirurgias

Tomografias, ressonâncias, cirurgias de catarata e pterígio estão entre os procedimentos realizados neste mês
[…]

Leia mais…

publicado: 27/09/2022 12h59,
última modificação: 27/09/2022 12h59

Em ação que tem como intuito reduzir as filas de acesso a consultas e exames para áreas que possuem grande demanda no município; a Prefeitura de Garanhuns está garantindo à população mutirões para pacientes que aguardavam por tomografias, ressonâncias, e cirurgias de catarata e pterígio. Os pacientes de Garanhuns estão sendo encaminhados para realizar os procedimentos no SIR Diagnóstico, em Recife; e na Oftalmo PE, em Garanhuns.

A previsão é que 300 pessoas sejam beneficiadas com tomografias, e outras 40 realizem o exame de ressonância, até o fim deste mês. Para garantir o acesso aos procedimentos, foram disponibilizadas vagas por meio da Regulação da V Gerência Regional de Saúde (V Geres); além do transporte dos pacientes, com veículos do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Outro mutirão realizado nesta segunda-feira (26), promoveu mais 60 cirurgias de catarata para pessoas de 60 anos de idade ou mais, previamente diagnosticadas; e 25 de pterígio, para pessoas acima dos 18 anos de idade; todos exclusivamente de Garanhuns. Os procedimentos foram realizados, na Oftalmo PE, no bairro Heliópolis, por meio de contrato com a Prefeitura de Garanhuns. O município também disponibilizou os exames oftalmológicos e pré-operatórios para os pacientes.

“Minha mãe fez a primeira cirurgia há aproximadamente seis meses. Aqui o atendimento é excelente, ela voltou a enxergar, pois antes ela não enxergava nada, e está extremamente feliz porque vai fazer a cirurgia do outro olho, para poder ver normalmente”, completa Vânia de Souza, moradora do bairro Cohab III, que acompanhava sua mãe durante a cirurgia.

A secretária de Saúde, Catarina Tenório, ressalta que “os atendimentos estão sendo realizados para os pacientes que passaram pelo fluxo de marcação, em suas respectivas Unidades Básicas de Saúde. O intuito é justamente garantir o acesso das pessoas que estavam aguardando este tipo de marcação, além de avançar nas demandas por exames e cirurgias da nossa rede”, completa.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
Fotos: Secretaria de Saúde | Ailton Vieira (PMG)