Secretaria de Saúde de Garanhuns pretende firmar convênio com a Universidade Federal Rural de Pernambuco

publicado: 21/10/2015 15h57,
última modificação: 21/10/2015 15h59

O convênio tem o intuito de aumentar os serviços ofertados pelo Centro de Zoonoses

A Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município pretende firmar com a Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG) um convênio para ampliar os serviços ofertados pelo CCZ. Uma reunião foi realizada, na manhã desta terça-feira (21), para definir como essa parceria deve ser firmada. Participaram do encontro o secretário de saúde Alfredo de Góis, coordenadores do Centro de Zoonoses, além de professores da UFRPE/UAG e representantes de uma ONG garanhuense de proteção aos animais.

O objetivo desse convênio é oferecer alguns serviços, que não estão disponíveis para a sociedade, como por exemplo castração, atendimentos a animais acidentados e pequenos procedimentos. De acordo com Alfredo de Góis a ideia de ir em busca dessa parceria é não só para aumentar os serviços, mas também conscientizar a população dos cuidados de quem está de posse de um animal deve ter.

“É importante destacar que a sociedade como um todo é responsável pelos cuidados aos animais. Nossa meta não é agir somente na consequência, ou seja no resgate de um animal mal tratado, mas também orientar às pessoas para que a violência contra os animais seja combatida”, disse o secretário de saúde.

Segundo Airon Melo, diretor acadêmico da UFRPE, é possível que esse convênio seja firmado, por meio de um trabalho de extensão e que será avaliado como a universidade poderá atuar e trabalhar, para então definir com o poder público como esse convênio será executado.

Ainda de acordo com Alfredo é importante esse estreitamento entre poder público e a sociedade. “Eu quero pedir que a sociedade venha até o Centro de Zoonoses fiscalizar e ver as nossas necessidade e todos juntos possamos encontrar soluções para aperfeiçoar ainda mais os nossos serviços. Essa aproximação é muito benéfica e estamos todos com o mesmo objetivo e vamos dar continuidade a esse trabalho, que começou com essa reunião”, afirmou Alfredo.

A protetora dos animais Josete Gomes de Albuquerque, que participou da reunião e está sempre realizando visitas ao Centro de Zoonoses destaca a importância da participação da sociedade. “É necessário que a gente venha ao Centro de Zoonoses e veja as necessidades e principalmente tenhamos a consciência da importância da adoção. Nós temos que adotar ainda mais. Os animais são presentes que Deus nos deu e precisamos cuidar deles”, afirmou Josete.

Texto e fotos: Ezandra Ribeiro
Ezandra Ribeiro – (087) 9916.6551