Secretaria de Saúde de Garanhuns intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

publicado: 20/10/2015 10h35,
última modificação: 20/10/2015 10h35

O objetivo da ação é quebrar o ciclo de transmissão da dengue e da febre chikungunya

A Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns, por meio do Programa Municipal de Combate à Dengue, em parceria com a V Gerência Regional de Saúde (Geres), promoveu ontem (19) e na última sexta-feira (16), uma ação de bloqueio viral do mosquito Aesdes aeghipy, causador da dengue e da febre chikungunya. A medida de prevenção, na qual utiliza uma UBV leve com a bomba costal, tem o objetivo de quebrar o ciclo de transmissão da dengue e da febre chikungunya no município.

Na última sexta-feira (16), a Vigilância Epidemiológica de Garanhuns confirmou, por meio de sorologia, dois casos de pessoas com a febre chikungunya no município, ambos originados no município de Iati. No mesmo dia da confirmação, o monitoramento da doença começou a ser realizado. Uma equipe de agentes de endemias realizou o tratamento focal nas residências da proximidade. Ainda na sexta-feira, as medidas de controle dos vetores iniciaram, incluindo a utilização de bombas costais para pulverização das imediações da localidade.

Um dos coordenadores do Programa Municipal de Combate à Dengue, Anilson Leite, falou sobre a realização da ação. “Nós viemos na sexta-feira e voltamos hoje apenas como uma forma preventiva. A utilização dessa bomba focal faz com que a gente interrompa a transmissão da dengue e chikungunya, agindo diretamente no mosquito”. Apesar das medidas que estão sendo tomadas pela Secretaria de Saúde, o coordenador ressalta a importância da colaboração da população nesse combate. “De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) mais de 90% dos focos do mosquito estão nas residências, por isso a importância de cada morador reforçar essa atenção dentro da área de sua própria casa”, afirmou o coordenador.

A população deve colaborar na efetivação das práticas para reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, mantendo os reservatórios de água fechados, não deixando objetos na área da casa que possa acumular água, colocando terra nos pratinhos das plantas, limpando o bebedouro dos animais, entre outras atitudes que impedem a proliferação do mosquito.

IMG_1443 IMG_1410 IMG_1430

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Jacqueline Menezes
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)