​Secretaria de Educação de Garanhuns recebe resultado das avaliações dos estudantes da Rede Municipal

Os dados foram apresentados para o prefeito Sivaldo Albino e secretários municipais […]

Leia mais…

publicado: 08/02/2023 23h21,
última modificação: 08/02/2023 23h21

Acompanhando os avanços na Educação, a Prefeitura de Garanhuns começou a apresentar os resultados das avaliações diagnósticas da Rede Municipal de Ensino. Inicialmente, as informações foram apresentadas para prefeito Sivaldo Albino, secretários municipais e equipe técnica da Secretaria de Educação. Em dezembro de 2022 mais de 16 mil estudantes fizeram as provas por meio do programa Qualiescola Garanhuns.

De acordo com a avaliação, no índice geral o município cresceu 30% no processo de aprendizagem, comparando 2021 a 2022. Esse é apenas um dos dados que mostram a evolução nas escolas municipais. O resultado mostra ainda que, em um ano de trabalho em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), as crianças desenvolveram as habilidades da leitura, Matemática e produção de texto.

“O desafio foi enorme desde quando assumimos, tínhamos conhecimento de quanto nossa Rede de Educação estava fragilizada pela falta de cuidado com os estudantes e profissionais das escolas municipais. O que está sendo apresentado agora não é surpresa pra nós. Diante dos investimentos, estamos alcançando nosso propósito de resgatar a Educação. Continuaremos investindo, todos os dados apontam que esse trabalho integrado tem o poder de transformar nosso município”, afirmou Sivaldo Albino.

“Identificamos quais as fragilidades dos estudantes e em quais habilidades os professores precisam atuar em sala de aula. O Qualiescola Garanhuns tem a vantagem de direcionamento de Rede, mas reconstruindo a educação observando cada escola. Todas as unidades de ensino já tem o panorama individual por aluno e vai poder saber em que intervir”, afirmou Carlos Barros, coordenador do programa.

“A avaliação é realizada a cada seis meses e agora foi possível analisar com maior propriedade o andamento das ações. No meio de 2022 identificamos alguns pontos que poderiam ser melhorados e atuamos em cada área. Já pudemos perceber o retorno do investimento das escolas integrais, por exemplo, são unidades que apresentam dados em destaque”, disse Wilza Vitorino, Secretária de Educação.

Em breve o resultado será apresentado também para os gestores e professores. O programa Qualiescola foi iniciado com a proposta de melhorar os índices educacionais através de um planejamento focado nas habilidades em que os estudantes têm maior dificuldade. O trabalho inclui também as formações continuadas para professores e acompanhamento constante nas escolas, por meio do monitoramento de gestão e plantões pedagógicos. A Secretaria de Educação já começou o processo para que o município tenha a própria identidade, através de uma lei que vai estabelecer as diretrizes das políticas educacionais.

Fotos: Vinicius Vilela