Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente inicia no próximo dia 31, cadastro e triagem de animais para procedimento de castração

O processo será dividido em quatro etapas, sendo: cadastro, triagem, cirurgia e pós cirúrgico […]

Leia mais…

publicado: 27/03/2023 13h12,
última modificação: 27/03/2023 13h12

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), inicia no próximo dia 31 de março, um serviço que há anos é esperado pela população, em especial, por tutores de cães e gatos. Após os trâmites legais, e com aval do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), o município está apto a realizar o procedimento de castração de animais. Sendo assim, as etapas de cadastro e triagem, serão realizadas já no dia 31 deste mês, a partir das 09h, em frente ao Parque Euclides Dourado.

O Castramóvel atenderá a população em cinco dias da semana, definidos pela SDRMA. Vale destacar, que serão ofertados 30 procedimentos cirúrgicos por dia. Inicialmente, os bairros que apresentam um maior risco de zoonoses, serão atendidos. É importante ressaltar, também, que, apenas tutores que se enquadrem no perfil baixa renda, receberão o benefício. Nesta primeira etapa, apenas pet’s machos serão submetidos ao procedimento, levando em consideração o controle.

Há no entanto, alguns critérios a serem seguidos pelo tutor. Confira:

  • A triagem deverá ser realizada em até uma semana antes do procedimento (a população receberá avisos sobre o serviço pelos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Garanhuns);
  • O animal deve ter mais de 6 meses de idade;
  • Pesar até 30KG;
  • As cirurgias são intransferíveis (ou seja, o pet que passar pela triagem, deve ser o mesmo do procedimento);
  • Apenas animais com tutores podem ser cadastrados (levando em consideração os cuidados pós cirurgia);
  • Sendo ONG’s responsáveis pelo pet, os tutores temporários devem se responsabilizar;
  • O tutor deverá seguir as orientações pré/pós operatórias (que serão repassadas no dia da triagem);
  • Responsabilizar-se pelo animal desde o cadastro ao pós cirúrgico.

É importante frisar, que o serviço será dividido em dias e horários diferentes para cães e gatos, a fim de evitar estresse para o pet, evitando também, transtornos durante os atendimentos. Outras informações, podem ser obtidas através do Telefone/WhatsApp da SDRMA, por meio do telefone (87) 3762-7086. O horário de atendimento, é sempre de segunda a sexta, das 08h, às 14h.

Texto: Allan Gustavo
Arte: Anderson Carlos