Secretaria de Assistência Social encerra Semana de Conscientização e Combate ao Racismo

Iniciativa aconteceu no Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Em 2023 evento homenageou três mulheres negras com histórias de vida inspiradoras […]

Leia mais…

publicado: 22/03/2023 12h49,
última modificação: 22/03/2023 12h49

No Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado hoje dia 21 de março, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou o encerramento da 2ª Semana de Conscientização e Combate ao Racismo. Em ato simbólico na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, equipes da pasta agradeceram às equipes pelo trabalho realizado desde o início do mês. O evento contou com a participação e parceria das comunidades quilombolas, dos povos tradicionais de terreiro e do Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios (CPC) do Sesc.

Com o tema, “A importância da mulher preta na história da nossa cidade”, o evento homenageou este ano três mulheres com histórias de vida inspiradoras: Dona Mira do quilombo Estivas, dona Valda do Castainho e Mãe Neném dos povos de terreiro. Logo após a fala da coordenadora do evento e também das ações de Direitos Humanos da SASDH, Aline Lima, a secretária Eliane Madeira agradeceu o empenho das equipes na realização da semana: “Agradeço ao Prefeito Sivaldo Albino pelo apoio, a todos os parceiros e equipes que vestiram a camisa e gostaria de lembrar que lutaremos contra a discriminação racial todos os dias no cotidiano da nossa Secretaria. Garanhuns é uma cidade com um povo acolhedor, temos tudo para conscientizar a nossa sociedade quanto a esta temática”.

A semana está no calendário oficial de eventos do município desde o ano passado e atende a Lei nº 4.873/2022, de autoria do vereador Juca Viana. “Parabenizo toda a equipe da Assistência Social pela realização dessa semana. Nós, enquanto legisladores, além de vocês enquanto servidores, não podemos permitir nenhum tipo de preconceito e estamos lutando para isso. A ideia de criar essa semana foi justamente para mostrar a todos que Garanhuns não aceita mais racismo”, reforçou o vereador.

Fotos: Sérgio Neves