SDRMA celebra Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Água com ações ambientais

Tema deste ano é: “Protegendo as nascentes com a preservação das florestas”. […]

Leia mais…

publicado: 21/03/2022 16h09,
última modificação: 21/03/2022 16h10

Visando celebrar os dias mundiais da Água e da Floresta, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), realiza nesta terça-feira (22), no Sítio Belamente, o plantio de 30 mudas florestais, nativas das matas de altitude.

A propriedade rural contemplada, apresenta uma nascente permanente, o que faz necessário a reposição florística na área de entorno, com vistas a garantir a qualidade e a perenidade do afloramento, assim como a qualidade empreendedora rural e da comunidade local.

Para esta ação, a pasta contará com a participação especial dos estudantes do 5° ano da Escola Municipal Deocleciano Monteiro, instituição rural da comunidade. Além dos jovens, fará parte da ação, uma quipe de Educadores Ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA).

Além do mais, os estudantes contarão também, com uma contação de histórias mediada pela professora Alzineide Pimentel. As mudas florestais inseridas na área serão: Pau Ferro (Caesalpinia leiostachya); Ingá (Inga vera); Jatobá (Hymenaea courbaril); Trapiá (Crataeva tapea); Jenipapo (Genipa americana); Guapuruvu (Schizolobium parahyba) e Cedro (Cedrela fissilis).

CALENDÁRIO AMBIENTAL

A secretaria lançou o Calendário Ambiental das atividades que serão realizadas ao longo do ano. A SDRMA celebrará as datas especiais referente ao Meio Ambiente com intuito de promover ações de educação ambiental e o despertar para sociedade de como conviver nos ecossistemas de forma sustentável.

Abaixo, você confere as datas especiais que a SDRMA realizará as ações práticas de educação ambiental: Dia da Floresta (21 de março); Dia da Água (22 de março); Dia da Terra (22 de abril); Dia do Meio Ambiente (5 de junho); Dia de Proteção das Florestas (17 de julho); Dia da Árvore (21 de setembro); Dia da Defesa da Fauna (22 de setembro) e Dia do Consumo Consciente (15 de outubro).

Texto: Allan Gustavo
Arte: Anderson Carlos
Fotos: SDRMA/Danielle Jansen