Saúde promove combate ao aedes aegypti na Liberdade

publicado: 20/06/2018 17h45,
última modificação: 20/06/2018 17h45

Ações têm o intuito de reverter o quadro de infestação do mosquito na localidade

texto e fotos por AQUILLES SOARES
com informações da Secretaria Municipal de Saúde
20 de junho de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quarta-feira (20), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, e pela Coordenação do Programa Nacional de Combate à Dengue em Garanhuns (PNCD-GUS), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Liberdade, uma ação de Educação em Saúde. Na ocasião, houveram palestras temáticas sobre o mosquito Aedes aegypti, além da distribuição de peixes ornamentais e de material informativo para população.

A iniciativa reuniu mais de 40 moradores da comunidade, e também teve a participação dos agentes de combate às endemias (ACE’s), que puderam esclarecer dúvidas acerca da dengue, febre chikungunya e zika, bem como da transmissão destas doenças pelo seu agente causador. Também foi realizada a distribuição de material informativo e de peixes ornamentais da espécie Poecilia reticulata, que são colocados em caixas d’água desprovidas de tampas.

De acordo com um dos coordenadores do PNCD-GUS, Anilson Leite, o principal intuito da ação é reverter o quadro obtido no último ciclo do Levantamento de Índice Rápido de Infestação Predial do Aedes aegypti (LIRAa), que na localidade foi de 17,5%. “Precisamos estar sempre atentos para quebrar o ciclo de reprodução do mosquito. Os focos podem estar presentes em diversos locais e a participação da população é essencial nesse processo”, finalizou.