GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Saúde promove combate ao aedes aegypti na Liberdade

Saúde

Saúde promove combate ao aedes aegypti na Liberdade

Ações têm o intuito de reverter o quadro de infestação do mosquito na localidade texto e fotos por AQUILLES SOARES com informações da Secretaria Municipal de Saúde 20 de junho de 2018 A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quarta-feira...

Publicado em

Ações têm o intuito de reverter o quadro de infestação do mosquito na localidade

texto e fotos por AQUILLES SOARES
com informações da Secretaria Municipal de Saúde
20 de junho de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quarta-feira (20), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, e pela Coordenação do Programa Nacional de Combate à Dengue em Garanhuns (PNCD-GUS), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Liberdade, uma ação de Educação em Saúde. Na ocasião, houveram palestras temáticas sobre o mosquito Aedes aegypti, além da distribuição de peixes ornamentais e de material informativo para população.

A iniciativa reuniu mais de 40 moradores da comunidade, e também teve a participação dos agentes de combate às endemias (ACE’s), que puderam esclarecer dúvidas acerca da dengue, febre chikungunya e zika, bem como da transmissão destas doenças pelo seu agente causador. Também foi realizada a distribuição de material informativo e de peixes ornamentais da espécie Poecilia reticulata, que são colocados em caixas d’água desprovidas de tampas.

De acordo com um dos coordenadores do PNCD-GUS, Anilson Leite, o principal intuito da ação é reverter o quadro obtido no último ciclo do Levantamento de Índice Rápido de Infestação Predial do Aedes aegypti (LIRAa), que na localidade foi de 17,5%. “Precisamos estar sempre atentos para quebrar o ciclo de reprodução do mosquito. Os focos podem estar presentes em diversos locais e a participação da população é essencial nesse processo”, finalizou.

Redimensionar Fonte
Contraste