“Saúde na Escola” chega a mais de 60 instituições de Garanhuns

publicado: 23/04/2015 12h01,
última modificação: 23/04/2015 12h01

A iniciativa, que visa promover a alimentação saudável e segura,
beneficiará mais de 18 mil estudantes do município

A “Semana Saúde na Escola” acontecerá, este ano, em Garanhuns, entre os dias 27 e 30 de abril. A ação tem como tema central “Alimentação Saudável”. Durante esse período serão realizadas atividades educativas com o objetivo de promover a segurança alimentar e o incentivo para uma alimentação saudável. A ação inclui a realização de palestras informativas, atividades em grupos e encenações teatrais. A expectativa é que a ação beneficie mais de 18 mil estudantes, em mais de 60 escolas municipais e estaduais de Garanhuns, no Agreste Meridional do Estado.

Com o intuito de conscientizar os estudantes quanto a devida atenção para uma alimentação adequada, também será realizada, nas instituições de ensino, a avaliação antropométrica, que é a análise das medidas primárias de peso e altura – e se necessário, o encaminhamento para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para onde serão direcionados à profissionais da área de nutrição. “Dessa forma, nós esperamos que essa semana de ação nas escolas amplie o reconhecimento das atividades planejadas e executadas para o benefício da saúde da população, além do fortalecimento da integração e articulação entre os setores de saúde e educação no nível local”, afirma Vanessa Alves, uma das coordenadoras da Atenção Básica de Garanhuns.

Ainda segundo a coordenadora, esses estudantes serão os agentes disseminadores dessa ação, uma vez que levarão todo o aprendizado para suas casas, podendo alterar suas práticas alimentares cotidianas que estão integradas a seu convívio familiar. As atividades serão desenvolvidas por uma equipe multiprofissional das UBS’s e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A ação, que está inserida no programa Saúde na Escola, será realizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes.

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico