Saúde e Educação de Garanhuns se unem contra o Aedes aegypti

publicado: 03/03/2016 14h23,
última modificação: 03/03/2016 14h24

As mais de 60 escolas da Rede Municipal de Ensino estão realizando
inúmeras atividades de conscientização com os seus estudantes

Por RUTHE SANTANA

Mais de 18 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns serão alcançados pelas ações de combate ao Aedes aegypti, promovidas pela Secretaria de Saúde, em parceria com Secretaria de Educação e Esportes. O plano de ação, que será realizado durante todo o ano letivo, e que contemplará as 63 escolas da Rede, levará até os estudantes diversas atividades de conscientização, como palestras e estudos em sala de aula, com textos referentes à temática. Algumas ações também contarão com a interação da comunidade em torno da instituição.

O objetivo das ações é mostrar aos estudantes a importância do papel de cada cidadão, quando o assunto é combater o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do Zika vírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 90% dos criadouros do mosquito, encontram-se nas residências. Por isso, apesar das atividades diárias dos agentes de endemias para fazer o tratamento dos focos do mosquito e da realização de mutirões de limpeza, se a população não contribuir, mantendo a atenção em sua própria casa, o esforço não será válido.

Para o secretário municipal de Saúde, Alfredo de Góis, essa ação é muito significativa no combate ao Aedes aegypti em Garanhuns. “Levar esse tema para dentro das salas de aula é de suma importância. Cumprir com as práticas diárias que irão prevenir os criadouros do mosquito deve fazer parte do hábito de todos. Então, levar esse tema às escolas é o primeiro passo para aproximar isso da prática diária de cada um. A relevância disso também se dá pela quantidade de pessoas que estaremos alcançando. Então, com certeza, é um grande passo para vencermos essa luta em nosso município”, afirmou.

A secretária de Educação e Esportes, Janecélia Marins, comenta sobre as ações. “Se conseguirmos conscientizar nossos alunos e professores, conseguiremos repassar essa mensagem para um grupo maior, aumentando as chances de combater o mosquito de uma forma mais eficiente”. A gestora da Escola Municipal Abílio Camilo Valença, Simone Lima, afirma que levar esse tema para a sala de aula é promover a multiplicação de agentes dessas ações. “Estamos vivendo um momento delicado e é muito importante que a saúde e a educação estejam de mãos dadas para vencermos essa batalha. Sabemos que falar sobre isso com os nossos alunos é torná-los agentes disseminadores para a família e amigos”, ressaltou.

Saúde e Educação de Garanhuns se unem contra o Aedes aegypti 2 Saúde e Educação de Garanhuns se unem contra o Aedes aegypti 3

Fotos: Ruthe Santana – Secom/PMG
Data: 03/03/2016