Saúde e Assistência Social executam plano de atuação do 27º FIG

publicado: 28/07/2017 17h56,
última modificação: 28/07/2017 18h00

Serviços visam atender todo o público

por AQUILLES SOARES

28 de julho de 2017

As secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos seguem realizando ações nos polos do 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), disponibilizando serviços à população e aos visitantes. A Praça Mestre Dominguinhos e o Parque Euclides Dourado são os locais em que as equipes estão presentes e recebem maior número de demandas.

Até ontem (27), a Secretaria de Saúde realizou em média 15 atendimentos por noite, em uma estrutura fixa, que dispõe de médico, enfermeira, técnica de enfermagem e uma ambulância. A maioria dos atendimentos têm sido em decorrência de alcoolemia e aferição de pressão arterial. Já no Parque Euclides Dourado, onde as atividades acontecem a partir das 15h, a média é de 10 atendimentos por dia.

A ação “Fique Sabendo”, que teve início no último sábado (22), na Biblioteca Municipal Luís Jardim, tem o intuito de funcionar como uma mobilização social de incentivo à testagem contra Aids e sífilis, além de distribuir preservativos e camisetas da ação. Em seu primeiro dia de atividades foram realizados 110 testes. No próximo sábado (29), o Fique Sabendo retorna ao local, das 16h às 19h.

Já a Vigilância Sanitária, que segue atuando em regime de plantão, realizou a inspeção de 456 estabelecimentos durante os sete dias já passados do evento, sendo um deles interditado. Também no próximo sábado, último dia do FIG, serão apresentados trabalhos artesanais realizados pelos pacientes do Caps 24h e Caps AD, no chalé da V Gerência Regional de Saúde, localizado na Praça Mestre Dominguinhos.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos promove nos polos, por meio da atuação de educadores sociais, ações educativas, incluindo o Polo de Cultura Popular Ariano Suassuna. Na praça onde está o principal palco do evento, 15 servidores se dividem nas entradas verificando crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade e o acesso dos mesmos à festa.

No Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, a partir das 19h, está funcionando o Centro de Acolhimento, onde em média 12 crianças são atendidas por noite, em sua maioria, filhos dos trabalhadores cadastrados para atuar durante a programação. No local, são realizadas atividades lúdicas, exibição vídeos, além de disponibilizar colchões e cobertores para conforto dos menores beneficiados.

Fotos: Aquilles Soares – Secom/PMG