GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Samu Garanhuns completa três anos de implantação

Saúde

Samu Garanhuns completa três anos de implantação

Média mensal de mais de 250 atendimentos são realizados por meio do serviço por RUTHE SANTANA Há três anos chegava a Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em comemoração a essa implantação,...

Publicado em

Média mensal de mais de 250 atendimentos são realizados por meio do serviço

por RUTHE SANTANA

Há três anos chegava a Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em comemoração a essa implantação, uma missa de ação de graças foi realizada na noite de ontem (17), no Seminário São José. Além dos profissionais do órgão, a solenidade contou com a participação da primeira-dama, Socorro Régis; do secretário de Saúde, Alfredo de Góis; secretário-adjunto de Saúde, Harley Davdson; da coordenadora do Samu da V Gerência Regional de Saúde (V Geres), Alda Lúcia, além de outros convidados. Hoje, o Samu realiza uma média mensal de mais de 250 atendimentos no município.

Na ocasião, os profissionais puderam refletir sobre o seu papel perante a sociedade e foram encorajados a fortalecerem seus vínculos ao estarem atuando. O secretário de Saúde, Alfredo de Góis, relembrou que o Samu foi implantado ainda nesta gestão e aproveitou o momento para parabenizar os profissionais. “O Samu foi implantado aqui, há três anos, por causa da sensibilidade do prefeito Izaías Régis, ao perceber que Garanhuns tinha essa necessidade. E hoje só tenho a agradecer a esses profissionais por dedicarem as suas vidas para esse serviço, a fim de salvar a vida de outras pessoas. Vocês estão de parabéns por tudo o que já têm realizado, mas não vamos parar por aqui, podemos sempre avançar”. Após a missa, um coffee break foi servido no Centro de Especialidades de Saúde da Mulher e da Criança de Garanhuns (Cesmuc).

A coordenadora do Samu, Pollyanna Chaves, falou sobre o serviço oferecido no município e sobre a importância da comemoração. “O Samu em Garanhuns tem muito a contribuir para o socorro imediato às vítimas de acidentes de toda natureza traumática, clínica, obstétrica e de saúde mental e tem muito a contribuir para salvar vidas. Em relação a essa comemoração foi muito significativa para celebrar a vida e fortalecer a união da equipe. Nós estamos unidos para cada dia fazer o trabalho melhor, sempre”, finalizou a coordenadora.

A técnica em enfermagem Elizabete Cavalcante acredita que o Samu representa para Garanhuns a vida de muitas pessoas. “Nós nos doamos muito e isso fazemos por amor mesmo a esse serviço. É um serviço muito lindo. Muitas pessoas quando vêem a gente chegando é como se tivesse chegando deuses. Já tivemos um caso de uma senhora que chorou quando a gente chegou e nos chamou de anjos, pois sabia que ali o marido dela seria salvo. E isso pra mim é um sonho realizado, enquanto profissional e enquanto pessoa mesmo”, comentou a profissional.

O enfermeiro Leandro de Andrade reforçou a relevância do Samu para Garanhuns. “A unidade móvel é um ganho para o município, uma vez que os atendimentos de urgência são realizados com maior efetividade, maior rapidez. Nós podemos usar nossas habilidades e nossas técnicas para salvar vidas”, finalizou. Em Garanhuns, o tempo máximo de resposta a uma ocorrência é de nove minutos. Em casos de atendimento psiquiátrico, de agressão, arma branca e arma de fogo, os profissionais precisam aguardar a chegada da Polícia Militar (PM) na base, para que possam realizar os devidos procedimentos.

A equipe técnica de Garanhuns é formada por sete médicos, sete enfermeiros, nove condutores e quatro técnicos de enfermagem. Estes profissionais realizam atendimento de urgência e emergência, por meio de dois veículos: a Unidade de Suporte Avançado (USA), conhecida também como UTI móvel e a Unidade de Suporte Básico (USB). O socorro é iniciado a partir da chamada gratuita feita para o telefone 192. A central de atendimento, localizada em Caruaru, conta com técnicos, junto a um médico, que identificam cada emergência e solicitam que o atendimento seja iniciado. O Samu fica localizado na Avenida Simôa Gomes, no bairro Heliópolis, ao lado do Cesmuc, e funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana.

0ab11607-8c98-4aa7-a815-478027f5d688 3a258621-0f71-4f24-86cf-b2c26940c766 148a9017-7138-4380-8d3d-206a34c8798b


Fotos: cedidas pela coordenação do Samu
Data: 18/05/2016
Atendimento à Imprensa:
(87) 3762.0109

Redimensionar Fonte
Contraste