Samu Garanhuns completa três anos de implantação

publicado: 18/05/2016 13h08,
última modificação: 18/05/2016 13h08

Média mensal de mais de 250 atendimentos são realizados por meio do serviço

por RUTHE SANTANA

Há três anos chegava a Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em comemoração a essa implantação, uma missa de ação de graças foi realizada na noite de ontem (17), no Seminário São José. Além dos profissionais do órgão, a solenidade contou com a participação da primeira-dama, Socorro Régis; do secretário de Saúde, Alfredo de Góis; secretário-adjunto de Saúde, Harley Davdson; da coordenadora do Samu da V Gerência Regional de Saúde (V Geres), Alda Lúcia, além de outros convidados. Hoje, o Samu realiza uma média mensal de mais de 250 atendimentos no município.

Na ocasião, os profissionais puderam refletir sobre o seu papel perante a sociedade e foram encorajados a fortalecerem seus vínculos ao estarem atuando. O secretário de Saúde, Alfredo de Góis, relembrou que o Samu foi implantado ainda nesta gestão e aproveitou o momento para parabenizar os profissionais. “O Samu foi implantado aqui, há três anos, por causa da sensibilidade do prefeito Izaías Régis, ao perceber que Garanhuns tinha essa necessidade. E hoje só tenho a agradecer a esses profissionais por dedicarem as suas vidas para esse serviço, a fim de salvar a vida de outras pessoas. Vocês estão de parabéns por tudo o que já têm realizado, mas não vamos parar por aqui, podemos sempre avançar”. Após a missa, um coffee break foi servido no Centro de Especialidades de Saúde da Mulher e da Criança de Garanhuns (Cesmuc).

A coordenadora do Samu, Pollyanna Chaves, falou sobre o serviço oferecido no município e sobre a importância da comemoração. “O Samu em Garanhuns tem muito a contribuir para o socorro imediato às vítimas de acidentes de toda natureza traumática, clínica, obstétrica e de saúde mental e tem muito a contribuir para salvar vidas. Em relação a essa comemoração foi muito significativa para celebrar a vida e fortalecer a união da equipe. Nós estamos unidos para cada dia fazer o trabalho melhor, sempre”, finalizou a coordenadora.

A técnica em enfermagem Elizabete Cavalcante acredita que o Samu representa para Garanhuns a vida de muitas pessoas. “Nós nos doamos muito e isso fazemos por amor mesmo a esse serviço. É um serviço muito lindo. Muitas pessoas quando vêem a gente chegando é como se tivesse chegando deuses. Já tivemos um caso de uma senhora que chorou quando a gente chegou e nos chamou de anjos, pois sabia que ali o marido dela seria salvo. E isso pra mim é um sonho realizado, enquanto profissional e enquanto pessoa mesmo”, comentou a profissional.

O enfermeiro Leandro de Andrade reforçou a relevância do Samu para Garanhuns. “A unidade móvel é um ganho para o município, uma vez que os atendimentos de urgência são realizados com maior efetividade, maior rapidez. Nós podemos usar nossas habilidades e nossas técnicas para salvar vidas”, finalizou. Em Garanhuns, o tempo máximo de resposta a uma ocorrência é de nove minutos. Em casos de atendimento psiquiátrico, de agressão, arma branca e arma de fogo, os profissionais precisam aguardar a chegada da Polícia Militar (PM) na base, para que possam realizar os devidos procedimentos.

A equipe técnica de Garanhuns é formada por sete médicos, sete enfermeiros, nove condutores e quatro técnicos de enfermagem. Estes profissionais realizam atendimento de urgência e emergência, por meio de dois veículos: a Unidade de Suporte Avançado (USA), conhecida também como UTI móvel e a Unidade de Suporte Básico (USB). O socorro é iniciado a partir da chamada gratuita feita para o telefone 192. A central de atendimento, localizada em Caruaru, conta com técnicos, junto a um médico, que identificam cada emergência e solicitam que o atendimento seja iniciado. O Samu fica localizado na Avenida Simôa Gomes, no bairro Heliópolis, ao lado do Cesmuc, e funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana.

0ab11607-8c98-4aa7-a815-478027f5d688 3a258621-0f71-4f24-86cf-b2c26940c766 148a9017-7138-4380-8d3d-206a34c8798b


Fotos: cedidas pela coordenação do Samu
Data: 18/05/2016
Atendimento à Imprensa:
(87) 3762.0109