GovBR
Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Informamos que devido ao grande número de acessos aos serviços online da prefeitura, os mesmos poderão ficar instáveis ou indisponíveis.

Inicio Saúde Samu Garanhuns comemora quatro anos de implantação

Saúde

Samu Garanhuns comemora quatro anos de implantação

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira(16), no Seminário São José por EDMÉA UBIRAJARA 16 de maio de 2017 Em 17 de maio de 2013 a saúde de Garanhuns recebeu o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em comemoração a essa...

Publicado em

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira(16), no Seminário São José

por EDMÉA UBIRAJARA
16 de maio de 2017

Em 17 de maio de 2013 a saúde de Garanhuns recebeu o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em comemoração a essa implantação, uma missa de ação de graças foi realizada na noite desta terça-feira (16), no Seminário São José. Além de toda a equipe, estiveram presentes o secretário de Saúde do município, Alfredo Gois, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins, O controlador municipal, Glauco Brasileiro, o vereadores Daniel da Silva e Carla Patrícia Gomes de Oliveira, a primeira-dama, Socorro Régis e a coordenadora do Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), Fernanda França.

O Samu realiza socorro imediato às vítimas de acidentes de toda natureza traumática, clínica, obstétrica e de saúde mental. Atualmente, são cinco médicos, seis enfermeiros, oito condutores, quatro técnicos de enfermagem, uma coordenadora e quatro auxiliares de serviços gerais. Os profissionais de saúde realizam atendimento de urgência e emergência, por meio de dois veículos: a Unidade de Suporte Avançado (USA), conhecida também como UTI móvel, que dá suporte a 21 municípios e a Unidade de Suporte Básico (USB). Em casos de atendimento psiquiátrico, de agressão, arma branca e arma de fogo, os profissionais precisam aguardar a chegada da Polícia Militar (PM) na base, para que possam realizar os devidos procedimentos.

WhatsApp Image 2017-05-16 at 21.52.48Para a coordenadora do Serviço em Garanhuns, Pollyanna Chaves, a importância dessa atuação do Samu vai além dos limites do município. “O Samu é como se fosse o ar que respiramos. Sem o Serviço, sobrecarregamos outras unidades de socorro. Por isso é necessário comemorar e celebrar esses quatro anos, para que nosso trabalho se perpetue e possa se expandir. Lidamos com situações muito difíceis, com pessoas no limite de suas forças e precisamos nos manter focados em ajudar de forma profissional. Sempre estamos fortalecendo os vínculos da nossa equipe diante do nosso trabalho e agradecemos a confiança que a população tem em todos nós”, declarou.

Uma novidade positiva para a continuidade do Samu em Garanhuns foi anunciada no dia 11 de maio. Recursos oriundos do Ministério da Saúde para a compra de duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU foram creditados na conta da Prefeitura de Garanhuns. Assim, R$360 mil serão usados para a compra de dois novos veículos e posterior substituição dos utilizados desde maio de 2013. A compra das ambulâncias será feita por meio de adesão de ata de registros de preços do Ministério da Saúde.

Protocolo – O socorro é iniciado a partir da chamada gratuita feita para o telefone 192. A Central de Regulação, localizada em Caruaru, conta com técnicos, junto a um médico, que identificam cada emergência e solicitam que o atendimento seja iniciado. Apenas após a triagem feita na central, é que as ambulâncias de Garanhuns são acionadas para atender as ocorrências. O Samu fica localizado na Avenida Simôa Gomes, no bairro Heliópolis, ao lado do Cesmuc, e funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana.

Fotos:Divulgação

 

Redimensionar Fonte
Contraste