Samu Garanhuns comemora quatro anos de implantação

publicado: 16/05/2017 23h53,
última modificação: 16/05/2017 23h53

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira(16), no Seminário São José

por EDMÉA UBIRAJARA
16 de maio de 2017

Em 17 de maio de 2013 a saúde de Garanhuns recebeu o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em comemoração a essa implantação, uma missa de ação de graças foi realizada na noite desta terça-feira (16), no Seminário São José. Além de toda a equipe, estiveram presentes o secretário de Saúde do município, Alfredo Gois, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janecélia Marins, O controlador municipal, Glauco Brasileiro, o vereadores Daniel da Silva e Carla Patrícia Gomes de Oliveira, a primeira-dama, Socorro Régis e a coordenadora do Centro de Especialidades em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), Fernanda França.

O Samu realiza socorro imediato às vítimas de acidentes de toda natureza traumática, clínica, obstétrica e de saúde mental. Atualmente, são cinco médicos, seis enfermeiros, oito condutores, quatro técnicos de enfermagem, uma coordenadora e quatro auxiliares de serviços gerais. Os profissionais de saúde realizam atendimento de urgência e emergência, por meio de dois veículos: a Unidade de Suporte Avançado (USA), conhecida também como UTI móvel, que dá suporte a 21 municípios e a Unidade de Suporte Básico (USB). Em casos de atendimento psiquiátrico, de agressão, arma branca e arma de fogo, os profissionais precisam aguardar a chegada da Polícia Militar (PM) na base, para que possam realizar os devidos procedimentos.

WhatsApp Image 2017-05-16 at 21.52.48Para a coordenadora do Serviço em Garanhuns, Pollyanna Chaves, a importância dessa atuação do Samu vai além dos limites do município. “O Samu é como se fosse o ar que respiramos. Sem o Serviço, sobrecarregamos outras unidades de socorro. Por isso é necessário comemorar e celebrar esses quatro anos, para que nosso trabalho se perpetue e possa se expandir. Lidamos com situações muito difíceis, com pessoas no limite de suas forças e precisamos nos manter focados em ajudar de forma profissional. Sempre estamos fortalecendo os vínculos da nossa equipe diante do nosso trabalho e agradecemos a confiança que a população tem em todos nós”, declarou.

Uma novidade positiva para a continuidade do Samu em Garanhuns foi anunciada no dia 11 de maio. Recursos oriundos do Ministério da Saúde para a compra de duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU foram creditados na conta da Prefeitura de Garanhuns. Assim, R$360 mil serão usados para a compra de dois novos veículos e posterior substituição dos utilizados desde maio de 2013. A compra das ambulâncias será feita por meio de adesão de ata de registros de preços do Ministério da Saúde.

Protocolo – O socorro é iniciado a partir da chamada gratuita feita para o telefone 192. A Central de Regulação, localizada em Caruaru, conta com técnicos, junto a um médico, que identificam cada emergência e solicitam que o atendimento seja iniciado. Apenas após a triagem feita na central, é que as ambulâncias de Garanhuns são acionadas para atender as ocorrências. O Samu fica localizado na Avenida Simôa Gomes, no bairro Heliópolis, ao lado do Cesmuc, e funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana.

Fotos:Divulgação