Salas de vacina de Garanhuns serão informatizadas

publicado: 02/12/2015 13h18,
última modificação: 02/12/2015 13h18

O registro dos dados deixará de ser manual, melhorando o processo de trabalho
das equipes de imunização

A partir do próximo ano, as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) serão informatizadas. Para tornar essa iniciativa viável, em Garanhuns, mais de 30 profissionais de saúde estão participando da capacitação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). O curso, que está acontecendo desde ontem (01), é uma ação do Ministério da Saúde (MS), para a implantação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização nas unidades de saúde municipais. A capacitação está acontecendo na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) e segue até amanhã (03).

Com a implantação desse sistema, configurado para conexão com o Sistema do PNI, o registro dos dados deixará de ser manual, melhorando o processo de trabalho das equipes de imunização. Os equipamentos que serão utilizados irão possibilitar a atualização dos dados em tempo real. O município poderá, por exemplo, fazer o controle das doses das vacinas aplicadas e disponíveis em estoque e, também, verificar o histórico de vacinas de cada paciente. A ação é um avanço que irá beneficiar a população e os profissionais.

Para a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Garanhuns, a iniciativa faz com que o sistema de armazenamento de dados seja mais ágil e seguro. “É algo muito positivo mesmo, tanto para a população quanto para a agilidade dos serviços dos próprios profissionais. Com a chegada desse sistema não será necessário a elaboração de fichas, pois todos os dados serão incluídos no sistema. Se uma mãe, por exemplo, perder o cartão de vacina, nós teremos todos os dados já armazenados no sistema, podendo ser consultado a qualquer momento”, afirmou Rafaela Menezes.

Salas de vacina de Garanhuns serão informatizadas 3 Salas de vacina de Garanhuns serão informatizadas 4 Salas de vacina de Garanhuns serão informatizadas

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico