Representatividade / Garanhuns dá início a I Semana de Conscientização e Combate ao Racismo

Até o dia 21 de março, oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais serão realizadas. Semana agora fará parte do calendário oficial de eventos […]

Leia mais…

publicado: 15/03/2022 13h15,
última modificação: 15/03/2022 13h15

Luta, representatividade e emoção: foi assim que teve início em Garanhuns a Primeira Semana de Conscientização e Combate ao Racismo. O evento, realizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), homenageia o Líder Quilombola do Timbó, o senhor Espedito Ferreira da Silva. Na manhã dessa segunda-feira (14), a abertura com homenagens, música e o depoimento de convidados e autoridades, foi realizada no Plenário da Câmara Municipal.

Representando o Prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino, a secretária de Cultura falou, na ocasião, sobre o compromisso de todos com a luta antirracista: “O Governo Municipal está comprometido com a causa que não deve ser apenas do poder público, mas deve contar com a participação de todos. Em nome dos que fazem a Secretaria de Cultura, me coloco à disposição para juntos conscientizarmos toda a população do município. Em nome do Prefeito Sivaldo Albino, reafirmo aqui o compromisso da gestão nesta luta que não pode parar”, reforça Sandra Albino.

De acordo com a titular da pasta da SASDH, Eliane Madeira, o primeiro ano do evento já traz uma programação recheada de simbolismo: “Nosso intuito é que, nos próximos anos, tenhamos ainda mais representatividade e participação social. Infelizmente o racismo não está só presente no nosso país, mas permeia outras culturas pelo mundo. Precisamos discutir pautas relacionadas ao tema constantemente. Com esta semana, queremos também lembrar que ninguém é maior do que ninguém… Que juntos possamos nos respeitar e nos amar acima de tudo”.

A iniciativa de promover o evento atende a Lei nº 4.873/2022, de autoria do vereador José Juca Viana. A partir de agora, a semana fará parte do calendário oficial de eventos do município, sempre antecedendo o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março. Em Garanhuns e nos quilombos que fazem parte do município, oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e diversas outras atividades serão realizadas. A programação está disponível nas redes sociais e no portal da Prefeitura de Garanhuns.

Fotos: Hilton Marques