Quilombos recebem oficinas na Semana de Conscientização e Combate ao Racismo

Identidade racial e percussão e DJ são ministradas nos quilombos de Garanhuns
[…]

Leia mais…

publicado: 18/03/2022 15h07,
última modificação: 18/03/2022 15h07

Na programação da Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Racismo, oficinas estão sendo realizadas nos Quilombos de Garanhuns desde a última terça-feira, dia 15 de março. Nessa quinta-feira (17), os moradores do Castainho acompanharam a importante pauta da Identidade Racial ministrada pelos oficineiros Acauã Silveiro e Viviane Sarmento. As ações da semana é uma realização da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).

De acordo com o professor Acauã Silveiro, a oficina tem o intuito de conversar com os moradores do quilombo a respeito de práticas antirracistas na busca pela identidade do povo quilombola: “Ciente das questões relacionadas à problemática étnico-racial, a oficina visa promover o debate entre os povos, tendo em vista a conscientização e a formação de sujeitos para a formação de uma identidade antirracista e que luta por espaços”, reforçou Silveiro.

Oficina de Percussão, com o professor Péricles Fabrício, também faz parte da programação e segue até esta sexta-feira (18). Na segunda-feira (21), no Dia Internacional contra a Discriminação Racial, será o encerramento da semana. Apresentações culturais serão realizadas no Espaço Colunata, a partir das 10h. A I Semana de Conscientização e Combate ao Racismo homenageia o Líder Quilombola do Timbó, o senhor Espedito Ferreira da Silva.

Fotos: Vinicius Vilela