Projeto Visão para Todos atendeu mais de 600 garanhuenses

publicado: 03/07/2015 14h56,
última modificação: 03/07/2015 14h56

O projeto, voltado para pessoas com baixa visão ou cegueira, encerrou ontem (02)

Mais de 600 garanhuenses passaram pela triagem para serem beneficiados pelo projeto SighFirts – Visão para Todos – “Caminhando com autonomia, independência e desenvolvimento”. O projeto, que iniciou na última segunda-feira (29), diagnosticou 78 pessoas com baixa visão ou cegueira, que integram o público-alvo do atendimento. A iniciativa é da Fundação Altino Ventura, em parceria com o Lions Internacional, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação e Esportes. O projeto, que irá alcançar 12 cidades de Pernambuco, seguiu até ontem (02), em Garanhuns.

O projeto tem o objetivo de ampliar os serviços de visão e cegueira para crianças a partir de 6 anos e para adultos, em qualquer idade. Todas as pessoas que passaram pela triagem, com algum outro problema de visão, passaram pela primeira etapa do projeto, que foi o atendimento oftalmológico, e a partir disso foram encaminhadas para o atendimento especializado de acordo com o seu problema. Já as pessoas que foram diagnosticadas com baixa visão ou cegueira foram atendidas ontem (02), por especialistas, e serão encaminhadas para o centro de reabilitação em Recife, onde passarão por um processo de aprendizagem de independência para o seu dia a dia, e receberão, gratuitamente, muletas, bengalas, lupas, entre outros aparelhos, de acordo com sua necessidade.

Uma das coordenadoras da Atenção Básica, Anne Cotias, avalia o projeto. “Foi um sucesso, pois superou a expectativa mínima, que tínhamos para o município. Garanhuns ficou classificado como primeiro do interior e em segundo lugar em nível estadual de pessoas diagnosticadas com baixa visão e cegueira. Consideramos um número significativo de pessoas. O que nos deixa satisfeitos é saber que todas esses garanhuenses serão atendidos pela fundação, que irá viabilizar para estes, uma maior qualidade de vida, por meio de alternativas que facilitarão o seu dia-a-dia”, afirmou.

O atendimento foi realizado no Centro Especializado de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc). A partir da triagem e diagnóstico das pessoas identificadas com baixa visão ou cegueira, a fundação poderá dar alternativas para o problema, mesmo que não haja a cura. O articulador do projeto, Diogo Couto, fala sobre a realização da ação em Garanhuns. “O Visão para Todos em Garanhuns foi realmente muito bom. Identificamos mais pessoas do que esperávamos, as quais serão encaminhadas para o nosso centro de reabilitação e lá passarão por todo um processo, que facilitará o seu dia-a-dia, garantindo uma maior qualidade de vida para essas pessoas”, comentou o profissional.


Texto e foto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)