Projeto que beneficiará cinco mil estudantes no Agreste foi lançado em Garanhuns

publicado: 13/06/2017 15h03,
última modificação: 13/06/2017 15h05

Na Cidade das Flores, 800 alunos da rede pública de ensino serão beneficiados com iniciativa que promove a saúde visual

por EDMÉA UBIRAJARA
13 de junho de 2017

Foi realizada na noite desta segunda-feira (12), na Câmara dos Vereadores de Garanhuns, a abertura oficial do Projeto One Sight, que já está em andamento. Estiveram presentes representantes do Governo do Estado e da Fundação Altino Ventura, além das Secretarias de Saúde e Educação da maior parte dos 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde. Representando o prefeito de Garanhuns, o vice-prefeito Haroldo Vicente participou da mesa solene e recebeu uma homenagem como município anfitrião.

Haroldo deu as boas vindas a todos e destacou que “Garanhuns sempre estará disposto a parcerias que beneficiem a população”. Ao lado do vice-prefeito, compuseram a mesa Wanessa Proença, diretora de Recursos Humanos da Luxottica do Brasil; Daniele Cangemi, gerente de Projetos Sociais da One Sight; Mário Lira, diretor Administrativo da Fundação Altino Ventura; Renata Rodrigues, chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco; Ana Cláudia Callou, secretária Executiva de Coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e Carla Patricia Gomes de Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns. Todos eles evidenciaram a importância de um projeto que oferece saúde visual a estudantes, combate a cegueira e reabilita a visão através de assistência especializada com um resgate da cidadania.

A cerimônia de hoje é a culminância de um trabalho que começou há meses. Professores da rede municipal de Ensino foram capacitados para realizar a triagem de alunos nas escolas. Após esta fase, da qual participaram 60 mil estudantes, 11 mil deles somente em Garanhuns, foram selecionados 800 jovens do município (e cinco mil no total) que precisam do uso de lentes corretivas. Eles passarão por consultas com especialistas de diversos países até o dia 23 de junho e, em até 24 horas após os exames, receberão os óculos. De acordo com a Secretaria de Saúde, se durante a consulta houver outro diagnóstico além do uso das lentes, ele será encaminhado para tratamento.

REPRESENTATIVIDADE – Ainda estiveram na solenidade os secretários: José Gundes (Infraestrutura), Bruno Gomes (Administração), Kauelly Almeida (Educação) e o controlador do Município Glauco Brasileiro, além das equipes da Secretaria de Saúde e de Educação, diretamente envolvidas no projeto.

Lançamento One Sight_Edméa Ubirajara_120617 (18) Lançamento One Sight_Edméa Ubirajara_120617 (19) Lançamento One Sight_Edméa Ubirajara_120617 (24) Lançamento One Sight_Edméa Ubirajara_120617 (28) Lançamento One Sight_Edméa Ubirajara_120617 (47) Lançamento One Sight_Edméa Ubirajara_120617 (50)