Projeto Colmeia oferece acesso à serviços básicos para 4 mil pessoas

publicado: 26/09/2014 15h53,
última modificação: 26/09/2014 15h53

Visando promover o bem-estar e a qualidade de vida da população,
projeto oferece mais de 60 serviços gratuitos em Garanhuns

Está sendo realizado hoje (26), pela primeira vez, em Garanhuns, o Projeto Colmeia, a feira de saúde e cidadania do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Pernambuco. O evento está acontecendo na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e oferece mais de 60 serviços, em diversas áreas. O projeto que está atendendo a população de forma gratuita, visa alcançar mais de 4 mil pessoas, até às 17h desta sexta-feira.

O Colmeia é uma realização do Sesc e conta com cerca de cinquenta parceiros, dentre eles, o Governo Municipal de Garanhuns, por meio das secretarias de Saúde, Mulher e Assistência Social, além da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), com orientações de educação para o trânsito e outras regras de trânsito.

A Secretaria de Saúde está no local realizando atendimento médico para detecção dos casos de hanseníase, mamografia de rastreamento, coleta de citologia, aferição de pressão, exame de glicemia, testagem e aconselhamento em HIV/Aids, entre diversos outros atendimentos, visando garantir o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade. A Vigilância Sanitária está inserida no projeto, orientando a população à respeito do processo de filtração da água, limpeza de reservatórios e está distribuindo produtos, para que essa limpeza seja realizada.

Serviços como gestão do Bolsa Família, divulgação das ações e orientações à respeito do programa Minha Casa Minha Vida, divulgação dos cursos de qualificação profissional (Pronatec), apresentações culturais e palestras, entre outros, estão sendo promovidos pela Secretaria de Assistência Social. A secretária da pasta, Célia Sobral, fala da participação no evento. “É de suma importância para nós, poder estar divulgando o que a Assistência Social promove e o que pode fazer pelos garanhuenses. É uma forma de tornar o nosso serviço mais próximo da sociedade”, completa.

A equipe técnica da Secretaria da Mulher de Garanhuns também esteve presente, com o intuito de esclarecer à população feminina sobre os direitos da mulher. Além de conversas para orientações, foi ministrada uma palestra sobre a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. “Esse projeto é fundamental, por se tratar de uma responsabilidade social. Estamos bastante felizes, pois é uma forma de se aproximar das mulheres, levando serviços e informações, na busca da construção da cidadania fortalecida”, afirmou a secretária da Mulher, Eliane Vilar.

A organizadora geral do evento, Raíssa Barros, fala sobre a realização do projeto em Garanhuns. “O Colmeia visa garantir o bem estar e qualidade de vida da sociedade, por meio de serviços, de uma forma gratuita, e é de grande alegria para nós, estar promovendo esse evento na cidade de Garanhuns, onde alcança não só a população garanhuense, mas todas as cidades circunvizinhas”, comentou.

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)