Projeto beneficiará 900 pessoas que sofrem de baixa visão e cegueira, em Garanhuns

publicado: 25/06/2015 15h10,
última modificação: 26/06/2015 09h18

A ação acontecerá entre os dias 29 de junho e 2 de julho

A partir da próxima segunda-feira (29), 900 pessoas, que sofrem de baixa visão e cegueira, serão beneficiadas, em Garanhuns, por meio do projeto SighFirts – Visão para Todos – “Caminhando com autonomia, independência e desenvolvimento”. A iniciativa é da Fundação Altino Ventura, em parceria com o Lions Internacional, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação e Esportes. A ação segue até o dia 2 de julho.

No mês de abril, agentes de saúde, enfermeiros e professores da Rede Municipal de Ensino, passaram por uma capacitação, para que saibam identificar a situação de baixa visão, em crianças a partir de seis anos de idade. Após a triagem, as pessoas identificadas, passarão pela primeira etapa do projeto, que será o atendimento oftalmológico, e a partir disso, serão encaminhadas para um atendimento especializado. A assistência, reabilitação, inclusão e a concessão de órteses para pacientes com baixa visão e cegueira estão entre as principais estratégias da iniciativa.

O projeto, que tem o objetivo de ampliar os serviços de baixa visão e cegueira para crianças e adultos, tem como público-alvo crianças acima de seis anos e adultos em qualquer idade.  As inscrições podem ser feitas nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), ressaltando a necessidade de agendamento prévio, considerando a limitação de vagas. O atendimento será realizado no Centro Especializado de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), localizado na rua Simôa Gomes, n°345, ao lado do SAMU, das 7h às 17h. Para ser atendido, é imprescindível está munido das xerox de CPF, RG, comprovante de residência e cartão do SUS. Para mais informações, entrar em contato com o Cesmuc, por meio do telefone (87) 3762-0768.

Texto: Ruthe Santana
Foto: Divulgação