Programa “Centro de Controle de Zoonoses nos Bairros” chega ao Castainho

publicado: 20/10/2014 15h38,
última modificação: 20/10/2014 15h39

As atividades, que seguem até o dia 5 de novembro, visam a prevenção
às verminoses e ao schistosoma, na comunidade

O programa “Centro de Controle de Zoonoses nos Bairros”, realizado a mais de três anos em Garanhuns, iniciou hoje (20), as ações na comunidade quilombola Castainho. As atividades que estão sendo realizadas visam promover a saúde no local por meio da prevenção às verminoses e ao schistosoma mansoni. A ação, na comunidade, segue até o dia 5 de novembro.

O Centro de Controle de Zoonoses, durante 15 dias de ação, faz um acompanhamento de atividades, em instituições de ensino, da comunidade, incentivando produções de materiais, voltados para temas da saúde, de acordo com a necessidade de cada bairro. São realizadas, também, visitas de conscientização, panfletagens, entre outras ações de alerta à população.

Hoje, contando com a participação de cerca de 70 alunos da Escola Municipal Vigília Bessa, foi realizada uma palestra e debate sobre higiene com os alimentos, cuidado com o meio ambiente e prevenção de verminoses. Os estudantes e professores da instituição conheceram o laboratório de diagnóstico das verminoses e outras dependências do Centro de Controle de Zoonoses. Ao final, os alunos e agentes do CCZ participaram de uma caminhada de prevenção às verminoses.

Finalizando a ação em cada bairro, há uma mobilização com toda a população que reside na área. Na ocasião, é levada toda a estrutura física do CCZ para o bairro, informando e orientando à respeito das doenças que são mais frequentes em cada região, com o intuito de promover a saúde no bairro. No dia 4 de novembro, encerrando as ações no Castainho, haverá um mutirão sobre a prevenção de esquistossomose.


Texto e foto: Ruthe Santana
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)