Profissionais de saúde são capacitados sobre o autismo

publicado: 01/09/2015 13h21,
última modificação: 01/09/2015 13h21

Aproximadamente 200 agentes comunitários de saúde participaram da capacitação

Ainda inserida na programação da Semana da Pessoa com Deficiência, aproximadamente 200 agentes comunitários de saúde estão participando de uma capacitação sobre o autismo, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. O momento de aprendizagem e reflexão aconteceu hoje (01) pela manhã e será realizado, também, amanhã (02), no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam).

Com a temática “Autismo”, Renata Amorim, que é mãe de uma criança autista, utilizando vídeos e fotos, contou sua experiência aos profissionais. Lucilene Herculano foi uma das profissionais que participou da capacitação e fala sobre o momento. “Foi realmente uma lição de vida. Pude aprender muitas coisas e detalhes que me ajudarão a encontrar essas pessoas na comunidade onde eu trabalho. Também poderei levar o que aprendi para os meus filhos, para que eles saibam conviver e colaborar com crianças que tiverem autismo. Agora nossa visão é outra sobre o autismo. A capacitação me ajudou como mãe, ser humano e profissional”, ressaltou a agente.

De acordo com uma das coordenadoras da Atenção Básica, Anne Cotias, após essa capacitação, os profissionais de saúde têm uma nova visão sobre o tema e poderão otimizar o seu trabalho. “Foi um momento muito importante. Vários agentes se emocionaram com a palestra. E foi uma conversa para aprendizagem também. A partir disso, os agentes estarão mais atentos para, nas visitas domiciliares, identificarem as crianças autistas e poderão passar as informações para o médico do posto de abrangência”, comentou Anne.

Profissionais de saúde são capacitados sobre o autismo 2

Texto e fotos: Ruthe Santana
Informações para a imprensa:
(87) 3762.0109 (Secom/PMG)